terça-feira, 10 de maio de 2011

INTOXICAÇÃO: REMÉDIOS SÃO A PRINCIPAL CAUSA

Consumo em excesso, uso inadequado e erro na prescrição transformam os remédios em causadores de doenças, invertendo sua função. Na última década, essas práticas provocaram 308 mil casos de intoxicação por medicamentos, uma média de sete a cada duas horas, segundo levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Usuários intoxicados por medicamentos apresentam sinais que vão desde coceira, vômito e tontura até convulsão e morte.

De 1999 a 2009, os remédios foram responsáveis por 27,86% das intoxicações, superando agrotóxicos, venenos para rato, as picadas de animais peçonhentos, produtos de limpeza e os cosméticos. Especialistas defendem que os 308 mil casos da década representam apenas “a ponta do iceberg”. Segundo eles, as intoxicações por remédios são subnotificadas, pois a FioCruz registra apenas os casos que chegam ao sistema público de saúde. Além disso, nem sempre o paciente intoxicado procura atendimento médico, pois, às vezes, os sintomas são leves.
Os profissionais da área são unânimes em afirmar que o uso de remédios no Brasil é exagerado. Segundo a Sociedade Brasileira de Toxicologia, os benzodiazepínicos (estimulantes do sistema nervoso central) e os antidepressivos estão na origem da maior parte das intoxicações, mas comprimidos de venda livre, como paracetamol e ácido acetilsalicílico, também podem trazer danos.
As principais vítimas são crianças com menos de 10 anos - que podem pegar os remédios dos pais - e os jovens entre 20 e 29 anos, que muitas vezes usam comprimidos como alucinógenos ou para domar a ansiedade e o estresse. O motivo principal dos acidentes são as tentativas de suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário