quarta-feira, 4 de maio de 2011

16 MILHÕES DE BRASILEIROS VIVEM COM MENOS DE 70 REAIS POR MÊS.

Aproximadamente 16,2 milhões de brasileiros vivem em condições de extrema pobreza, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, quase cinco milhões não têm renda nenhuma. O restante vive com menos de R$ 70 por mês. Aproximadamente 71% são negros, sendo que a metade possui menos de 19 anos de idade.

O mapa feito pelo IBGE demonstra que a metade das pessoas extremamente pobres reside no campo, apesar de 84,4% da população geral estar concentrada nas áreas urbanas. É como se um em cada quatro moradores de zonas rurais vivesse na miséria. A maior parte desse grupo está na região Nordeste, que concentra 59,1% do contingente.
O Censo 2010 do IBGE apontou que o Brasil possui uma população de mais de 190 milhões de pessoas. Isso significa que pelo menos 8,5% dos brasileiros não possui banheiro nem energia elétrica em casa ou não conta com água e esgoto tratados. Somado a essas condições, estão abaixo da linha da pobreza as famílias com pelo menos um morador maior de 15 anos que ainda não foi alfabetizado.
As estimativas foram anunciadas nesta terça-feira (03) pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O governo federal acredita ser possível erradicar a extrema pobreza até 2014. Nos próximos dias, será lançado o plano “Brasil sem Miséria”, que pretende combinar políticas de transferência de renda e de capacitação profissional.

Um comentário:

  1. Devemos educar para o trabalho,não para receber esmolas.Estamos no caminho errado.

    ResponderExcluir