quarta-feira, 4 de maio de 2011

MELHORANDO A VIDA E O AMBIENTE

Há alguns anos tocou-me a leitura de um comentário inédito. Um jovem de uma pequena localidade deste Brasil, filho de família honrada e cristã, foi procurar trabalho numa grande cidade e lá foi preso. Sem motivos e sem defesa, o jovem foi confundido por outro criminoso que a ele se assemelhava. Podemos imaginar a tortura de um inocente dentro de uma prisão sem justificativa.

Vendo-se longe da família, sem ser conhecido por ninguém e sem argumentos para se defender, a princípio o jovem entrou em desespero. Depois de alguns dias começou a reagir e mostrar quem ele era. Num ambiente imundo e desordenado, começou a se empenhar na limpeza e na arrumação do que lhe era possível. Num recanto abandonado, começou removendo o lixo e plantando flores.
A princípio, passava o dia sendo observado pelos colegas de infortúnio, dentre os quais havia apoiadores e zombadores. Na medida em que o ambiente ia se transformando, iam se unindo ao jovem parceiros de ação e de mudança. Dentro de alguns meses, a prisão imunda passou a ser uma casa habitável, rodeada de jardins e de boa convivência. Todo esse empenho e dedicação lhe valeram a credibilidade e a liberdade, honrosamente conquistada.
Quem se dá conta da importância do bom ambiente para a vida e a convivência, também sabe investir, mesmo que seja um pouco por vez, para ir melhorando e adequando o seu espaço à sua dignidade. Às vezes, pequenos investimentos e pequenas mudanças vão alimentando esperanças e causando grandes alegrias.

O ambiente onde vivemos é extensão da própria vida. Somos seres situados e datados. Se podemos melhorar o ambiente onde estamos como pessoas, como família, também se fazem importantes o cuidado e a melhoria do ambiente de nossa comunidade, seja o templo, a escola, os salões, as ruas... Se o que é do indivíduo é importante, o que é de todos, é muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário