quarta-feira, 18 de maio de 2011

DIABETES TIPO 2

Qualquer atividade física reduz a glicose, mas os benefícios aumentam com supervisão

Há muito tempo, os médicos recomendam a prática regular de atividades físicas para ajudar no controle do diabetes tipo 2. Os pacientes perguntam-se: qual o melhor exercício? Como deve ser realizado? Qua o real benefício? Segundo especialistas gaúchos, qualquer tipo de atividade física ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue, mas o benefício é maior se houver a supervisão de um profissional da área. O ideal é que as atividades sejam realizadas três vezes por semana, em dias intercalados, e que somem tempo superior a duas horas e meia.
As respostas são de uma equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), que revisou mais de 4.000 estudos sobre o tema. As conclusões foram publicadas na renomada publicação científica Journal of the American Medical Association, veículo de divulgação da Associação Médica Americana.
De acordo com os pesquisadores, se o diabético se exercita com a orientação de um profissional, as taxas de glicose no sangue podem diminur com eficácia equivalente à de um remédio. Quando apenas um tipo de remédio não é capaz de controlar o diabetes de um paciente, uma segunda medicação é recomendada. Conforme o estudo gaúcho, esse medicamento coadjuvante do tratamento pode ser substituído, com eficiência, por uma rotina bem orientada de atividade física.
Não faz diferença se o paciente optar por caminhada, corrida, musculação, hidroginástica etc, mas o acompanhamento de um profissional da área melhora os resultados porque os exercícios propostos são mais eficazes e feitos com maior regularidade.
Se o paciente diabético praticar atividade física por conta própria, também reduzirá os níveis de glicose no sangue, mas, nesse caso, o benefício cai pela metade e só é alcançado se estiver acompanhado de controle alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário