quarta-feira, 4 de maio de 2011

O IMPORTANTE É APRENDER COM A DERROTA

Um famoso guerreiro da antiguidade, pouco antes de uma batalha, recebeu seu imediato, que vinha da frente de batalha, com pavor nos olhos. Comandante, disse ele, vamos perder a batalha, o inimigo tem dez soldados para cada um dos nossos. Nessas circunstâncias seria prudente bater em retirada. Isso é o que pensava o imediato, mas o general respondeu: não estamos aqui para contar os inimigos, mas para vencê-los.
Hoje a opinião pública é contra qualquer guerra, mas os livros de história estão repletos de fatos envolvendo guerreiros e batalhas. A vida pode ser também considerada uma grande batalha. Muitas vezes as situações são adversas e as derrotas inevitáveis. Perder uma batalha faz parte, mas não podemos perder a guerra. Para triunfar na vida é necessário ter um projeto claro, acreditar nele e ter a disposição de pagar o preço necessário. Sonhar é importante, mas não leva a nada. É necessário acordar, ter disposição de pagar o preço e, se necessário, recomeçar. Mudar faz parte da estratégica da vida, mas, quando mudamos, devemos ter a certeza de que estamos mudando para melhor.

Perder uma batalha é comum. Os grandes, os heróis, passaram por isso. O importante é aprender com a derrota. O único insucesso que não vale à pena é aquele que nada nos ensina. A derrota deve ser um desafio para recomeçar de maneira diferente. A derrota é também uma mestra: ela nos ensina como não fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário