quarta-feira, 30 de março de 2011

UM MUNDO MELHOR PARTINDO DOS PEQUENOS CUIDADOS DO DIA A DIA.

Hoje, necessitamos superar a tentação humana de nos projetar à imagem de nós mesmos. Não podemos pretender colocar tudo diante de nós, mas precisamos situar a nós mesmos no mundo com respeito e justiça, no risco de nos ver devorados pelas obras de nossas próprias mãos. Em nosso espírito e nossa mente somos chamados a elaborar a imagem do mundo como a nossa morada. Assim nos relacionaremos, partilhando um mesmo destino.

Sentindo o mundo como nossa própria casa, não o trataremos com frieza e hostilidade, mas como um universo acolhedor e fraternal. Assim a racionalidade matemática se transformará em racionalidade estética para um impulso criador. Quando a ciência se humaniza, deixa de ser um instrumento perigoso e manipulador e se converte em escuta poética da natureza. O conceito de vida passa pelas formas mais simples até as mais complexas. Por isso, aproximando natureza e vida, descobriremos um novo posicionamento ajustado às intenções de Deus e ao que mais nos convém.
A cultura da vida vê-se desafiada a superar a cultura da morte que brotou do espírito, da mente e das mãos humanas. Para elaborar um novo relacionamento não se trata de pedir que a ciência renuncie a seus avanços, mas que todos aprendamos a escutar e respeitar a múltipla linguagem da natureza.
Saber cuidar parece ser o sagrado compromisso de todos os humanos que vivemos neste planeta. Sem transformar o mundo como uma casa de acusações, cada um de nós poderá dar a sua contribuição no grande cuidado, partindo dos pequenos cuidados de cada dia, no chão onde nos situamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário