sábado, 5 de março de 2011

FALTAM CASAS OU PLANEJAMENTO?

 O número de imóveis desocupados atualmente no país pode abrigar a maioria da população sem teto, disse no sábado 26 a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia Raquel Rolnik. Segundo ela, há cerca de 5 milhões de unidades vazias, quase o número estimado do déficit habitacional, de 6 milhões de moradias. “Será que a construção de casas é o nosso problema?”, perguntou Raquel ao participar da 3ª Jornada da Moradia Digna - O Impacto dos Megaprojetos e as Violações do Direito à Cidade, em São Paulo. Objetivo do evento era discutir a situação das famílias ameaçadas de despejo ou remoção por causa da preparação do país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Raquel disse que famílias estão tendo áreas desapropriadas por valores insuficientes para comprar outro imóvel. Para ela, falta um planejamento mais estruturado de atendimento às famílias de baixa renda. É essa faixa da população, acentua, que mais sofre com as desapropriações. Segundo ela, famílias com ganhos mensais até três salários mínimos não têm obtido acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida.
Ela também defende a criação de espaços para essa população nas áreas mais desenvolvidas das regiões metropolitanas, onde há melhor infraestrutura, como escolas, hospitais. “Tirar as pessoas de onde elas vivem e colocá-las a 50 quilômetros de distância é alimentar a máquina de exclusão territorial e as ocupações em áreas de risco”. (Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário