terça-feira, 22 de março de 2011

O MUNDO ESTÁ PREOCUPADO COM O AUMENTO DE PREÇOS DOS ALIMENTOS

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) começou pela Tailândia, na semana passada, uma série de encontros programados para este ano com a finalidade de debater um tema que diz respeito a todos: o aumento dos preços dos alimentos e as consequências para a humanidade.

A preocupação cresce na medida em que estão previstos novos reajustes. Grande parte dessa situação nasce com o desequilíbrio entre oferta e procura, com marcante influência da demanda chinesa.
A crise que se esboça pode beneficiar o Brasil. Pela sua vocação agrícola, o país pode contribuir para reequilibrar os estoques mundiais de alimentos. Por outro lado, não se pode desconsiderar a existência de um bilhão de famintos, número que tende a subir na medida em que, em muitos países, as pessoas gastam mais de a metade de seus salários com comida. Segundo o Banco Mundial, os aumentos nos preços dos alimentos do último semestre colocaram mais 44 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza.
O homem provou que tem condições de alimentar todos habitantes da Terra. A fome é decorrência da distribuição desigual, o que tem relação direta com a transformação de alimentos em mercadoria - e muito íntima com a ganância. Preço justo e recompensa pelo trabalho devem sempre pautar as negociações no balcão agrícola, mas não se deve admitir que grupos, para lucrar, ignorem a fome - e a virtual morte - de milhões de pessoas.

Um comentário:

  1. Ótimo texto.
    Temos que considerar também o agravante do aquecimento global como um dos fatores que prejudicam a produção e consequentemente tem seus preços elevados por diminuição da oferta. O aumento do volume das chuvas entre outras catástrofes naturais que temos visto, são decorrentes do aquecimento global que não é tratado com a devida atenção. O sistema do nosso planeta é perfeito, pois o Criador fez tudo de forma que seus habitantes tivessem todas as necessidades supridas. As alterações feitas pelo homem (que tem livre arbítrio) aos poucos estão devastando o seu lar, assim como uma praga que devasta uma lavoura e migra em busca de outra para devastar e assim sucessivamente.

    ResponderExcluir