terça-feira, 29 de março de 2011

ADEUS JOSÉ ALENCAR

"Tenho profunda admiração por seres humanos que superaram os seus limites e empreenderam conquistas consideradas inimagináveis.

Quero falar aqui da lição de vida que o vice-presidente José Alencar está dando em todos nós.
Não falo aqui do político nem do empresário. Mas sim do ser humano que lutou  muitos anos com uma gravíssima doença e que nunca perdeu a esperança.
Nem o bom humor. Li hoje que à saída de mais uma sessão de quimioterapia ele comentou que "estou chateado: continuo jogando as minhas peladas mas não consigo subir no alambrado para comemorar os gols". Qualquer outro na situação dele, provavelmente, já teria se retirado para uma de suas fazendas a fim de descansar em paz.
Mas não: ele gostava de viver a vida, gostava de realizações, lutou enquanto havia esperança. Obviamente que ele teve acesso a tratamentos que uma pessoa do extrato médio da sociedade talvez não tivesse; contudo, o que quero ressaltar é esta gana de viver, que independe de ter ou não disponíveis os melhores médicos e remédios.
Por isso, ele é para mim um exemplo: mesmo realizado na vida empresarial e na política, continuou com sede de vida, com o sentimento de que muito precisa ser feito e de que pode e devia servir e fazer mais. Muitas vezes, nós perfeitamente saudáveis, com vidas estabilizadas, reclamamos de situações que, comparadas, não são um fio de cabelo.
Nada nos satisfaz, nada está bom, tudo é ruim. Quando pensarmos assim, lembremos de nosso ex-vice presidente; que viveu no limite mas não desistiu, que viveu em situação extrema, dor extrema, luta extrema, suor e sangue derramados em busca de um dia a mais do milagre da vida. Veremos que falamos e pensamos um monte de bobagens.
Como disse no início, não discuto aqui o empresário nem o político. Admiro o homem, sua guerra pela vida e o senso de nunca se abater nem lamuriar de qualquer que seja. Os dias são muito curtos para serem desperdiçados em lamúrias.
Fique com Deus, José Alencar. E, neste momento em que o desenlace foi inevitável, que saia da vida para entrar na história. Não pela política, não pelo empresário.
Mas pelo exemplo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário