quarta-feira, 9 de março de 2011

COMO ENTENDER BERLUSCONI

Berlusconi é um político sem ideologia clara, ao contrário de Mussolini, um fascista repleto de leituras. Um bufão ignorante, num olhar mais crítico. Cabelo implantado, plásticas no rosto, todo o repertório do homem sem conteúdo. Você simplesmente não consegue enxergar Berlusconi com um livro. Mas, na bagunça política italiana, ele conseguiu projetar a imagem de um homem que faz, num universo de gente que grita, discute, mexe os braços e afinal não sabe para onde ir e por isso não faz nada. Acresce que não existe alternativa relevante.

Dizer que ele está no poder graças a suas empresas de mídia é uma simplificação. Em termos relativos, Roberto Marinho tinha muito mais mídia que Berlusconi. Ele se elegeria presidente? Governador? Prefeito? Vereador? Presidente do Flamengo? Murdoch tem um negócio várias vezes maior que o de Berlusconi, e você não consegue imaginá-lo eleito para nada.
Querer entender Berlusconi sem entender as peculiaridades da Itália e dos italianos é um exercício penoso, frustrante e inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário