terça-feira, 1 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Ao escolher a vida no planeta como tema para a Campanha da Fraternidade 2011, a CNBB busca o envolvimento de toda a sociedade. Em primeiro lugar, porque a ação do ser humano está na origem dos problemas ambientais; em segundo, porque só ele pode reverter o atual quadro de destruição e de decorrentes incertezas sobre o futuro da Terra.

A Terra não pode servir apenas para ser explorada por grupos que a veem exclusivamente como fonte de lucro. “Deus destinou a Terra, com tudo o que ela contém, para o uso de todos os homens e povos... os bens criados devem bastar a todos, com equidade sob a regra da justiça”.
O que se assiste, hoje, é a crescente concentração de terras. Muito para poucos, pouco ou quase nada para muitos. Pior do que isso, porém, é o desrespeito com a finitude das potencialidades da natureza. Suga-se tudo o que ela oferece em benefício de alguns privilegiados, enquanto um bilhão de pessoas passa fome. Em nome da ambição, mananciais de água são esgotados; o ar está poluído; a terra, contaminada. Que a Campanha da Fraternidade possa, pelo menos, expor aos omissos e/ou coniventes a triste e preocupante realidade: o planeta está ameaçado e sem mudanças de hábitos urgentes a vida ficará comprometida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário