segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

UM DEVER DE CIDADÃO: LUTAR POR ÉTICA E TRANSPARÊNCIA.

Todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. O ano de 2010 será marcado pelas eleições na União e nos Estados. O povo mais uma vez, será chamado será chamado a indicar quem exercerá o poder em seu nome, não necessariamente em seu favor. A pratica costuma ficar muito longe dos discursos do palanque. Mesmo assim, a democracia é o sistema de governo com as melhores possibilidades de legislar em favor do bem comum. A cada quatro anos, o povo é elevado à condição de juiz, confirmando ou desautorizando os candidatos. É a possibilidade de refazer escolhas.

Mas o direito do povo não termina aí. O eleito não tem carta branca para decidir. Ele precisa – para ser legitimo - estar atento ao bem comum de todos. O Brasil sempre esteve envolvido em escândalos que ultimamente, graças a Deus, são amplamente divulgados. Diante disso, surgiram as inócuas e ridículas Cpis (Comissão Parlamentar de Inquérito ) Todas elas acabaram em pizza. As Cpis, sem exceção, fizeram valer a vontade da maioria. Foram cortinas de fumaça que, de alguma maneira, legitimaram os escândalos. A não condenação funciona a seu favor.

Neste ano, novamente caberá, ao povo a palavra final. É um momento onde não se pode errar. E isso porque o erro terá validade de quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário