segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É PRECISO PARA VIVER BEM.

O universo tem dono. Não tem donos. O dono é um único ser. Como gesto de caridade e solidariedade, como expressão da partilha de vida, reparte a si mesmo em cada criatura humana. O Dono tudo empresta. Não faz negócios.

A grande maldade das pessoas é tomar atitudes de donas. É querer tornar-se proprietária dp que não é seu. Ali está o fundamento de todo o pecado. É querer mudar a atitude de criatura por Criador. De servo por patrão.

É uma pena que nós, pequenas e limitadas criaturas, não podemos gritar a verdade para os ladrões e corruptos, para os apegados e gananciosos. Mas podemos provocar mudanças perto de nós e em nós. Podemos rever nossas atitudes de apego e ganância. Muitas pessoas vivem o apego e o desejo de possuir tudo o que podem.

Há um sentimento geral na sociedade de insatisfação e de vazio. A insatisfação surge da mente e de pensamentos sempre voltados para o mundo material. Desse continuo apego ao mundo material nasce o desejo e o desejo gera inquietação. Essa é a causa da insatisfação do coração humano na sociedade atual. Está insatisfeita com o que tem, com o que ganha e com os sonhos que não consegue realizar.

Toda essa realidade leva a uma reflexão: qual a razão da ladroagem e corrupção política? Qual a razão da violência dos roubos de todo o dia? Qual a razão das mentiras e enganos sociais? Qual a causa de injustiças entre vizinhos e parentes, entre companheiros de trabalho e esporte?

Uma nova atitude é necessária e urgente, atitude ali na vizinhança, com o viver de cada dia. Devo começar aqui a fazer minha parte, sem esperar pelos vizinhos e autoridades. Cada um fazendo sua parte o todo fica realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário