quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FORÇAS ARMADAS E POLÍCIA DEVEM SE DESCOLONIZAR AFIRMA MORALES.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, cobrou uma mudança profunda nas Forças Armadas e na Polícia do país, nesta terça-feira (26). Segundo Morales, "a polícia não deve estar preparada somente para perseguir dirigentes sindicais, mas aos delinqüentes que fizeram tanto dano ao país".

Na última sexta-feira (24), quando foi empossado presidente da Bolívia pela segunda vez, Morales chamou a atenção das Forças Armadas por ainda ensinar em sua academia que o inimigo é o socialismo. De acordo com o presidente, os militares precisam se descolonizar e dar orientação ideológica aos novos oficiais, já que "o verdadeiro inimigo é o capitalismo".

A nova gestão presidencial, em conjunto com o novo Congresso Nacional, que agora se chama Assembléia Plurinacional, terá como tarefa implementar a Nova Constituição Política de Estado, aprovada pelos bolivianos no último mandato de Morales. O novo texto constitucional implica em uma verdadeira refundação de todas as instituições pertencentes ao Estado. De acordo com as palavras do presidente, significa "deixar para trás o Estado colonial e ver nascer um Estado Plurinacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário