quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OS JORNAIS E AS TARTARUGAS

É muito popular entre jornalistas a anedota segundo a qual determinado político, encarregado de cuidar de duas tartarugas, sempre deixa escapar uma delas.

Pois a imprensa brasileira virou personagem da anedota: mergulhados nas cidades onde as fortes chuvas provocaram as catástrofes na virada do ano, os jornais deixaram escapar um punhado de assuntos importantes, e agora tentam compensar os seus leitores.

Passaram sem atenção novos abusos do Congresso com o dinheiro público, a estréia do Brasil no Conselho de Segurança da ONU – em uma cadeira ainda provisória – e alguns detalhes da economia, como a queda na produção industrial e o saldo negativo nas reservas financeiras internacionais.

Ainda com relação às tragédias de Angra dos Reis e Ilha Grande, os jornais demoraram dias para assumir que o governador do Rio, Sérgio Cabral, deveria dar explicações sobre seu decreto, de junho de 2009, que tornou mais flexíveis as normas para construções em áreas de preservação.

A falta de interesse da imprensa deu ao governador tempo suficiente para voltar atrás e suspender os efeitos do decreto, determinando estudos mais sérios sobre as condições dos terrenos nas encostas da região.

Nem mesmo a informação de que o governo do Rio havia reduzido a previsão de investimentos no controle de inundações, revelada nesta quinta-feira, vai servir para questionar as responsabilidades do governador na tragédia, porque a fila anda e o assunto começa a escorregar das manchetes para espaços menos relevantes dos jornais.

Com a atenção concentrada nos acontecimentos fatídicos provocados pela combinação das fortes chuvas com a incúria das autoridades – que, claramente, privilegiam a especulação imobiliária em detrimento dos interesses da população – ficam mal explicados outros assuntos que também ajudam o leitor a conduzir suas vidas.

Certos temas que ficaram em segundo plano voltam agora a ocupar espaço na imprensa, mas quem precisava de mais informações para tomar decisões acaba prejudicado.

Uma tartaruga está bem segura. As outras escapuliram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário