quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UMA VERDADE INQUESTIONÁVEL: LULA É UM GRANDE COMUNICADOR.

Lula pode realizar um governo como jamais o Brasil viu. Pode ao fim do mandato dizer que foi pé quente, que trouxe para o Brasil a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro. Pode dizer que deixa como legado a Consolidação das Leis Sociais (CLS) e o marco regulatório para a exploração de petróleo na camada do pré-sal. Pode recordar que o país emprestou ao FMI encerrando longas décadas de humilhante dependência. E pode bater no peito afirmando que no Brasil uma Colômbia saiu da classe pobre para ingressar na classe média. Sem cerimônia, como lhe é peculiar, Lula pode até dizer que conseguiu escandalizar tanto a esquerda quanto a direita.

Mas o que ele deixa como legado para os costumes políticos é algo no mínimo surpreendente e ainda vai oferecer material para anos de estudos na academia, em particular para pesquisadores de comunicação social, ciência política, semiologia, sociologia política. É que os anos Lula são ricos de inversões e apropriações nos domínios da linguagem. Estudar aspectos como o lugar da fala, os tipos de discursos, os aspectos polissêmicos concernentes, as condições do discurso, o uso de metáforas e analogias e... tudo isso, somado às características da personalidade do presidente Lula, coloca diante de nós tarefa de longo percurso e extenso alcance.

Fica evidente que é comunicador de excelência, desses que tem apenas uma única preocupação na vida política – se fazer entender. E não será o protocolo presidencial, a liturgia do cargo, a interlocução privilegiada que o fará mudar o discurso. Seu discurso é sua fala. E não existe nada tão arraigado no ser humano quanto sua posse da palavra e dos meios de se comunicar. Até porque não sabemos onde começa e onde termina o discurso em se tratando de Luiz Inácio. Certas palavras e determinados palavrões pronunciados por Lula, de acordo com a ocasião e o público-receptor, parecem despidas de sua conotação mais evidente. E foi o que aconteceu em sua recente viagem a São Luis do Maranhão, em 10 de dezembro último

Nenhum comentário:

Postar um comentário