quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ALÔ DINAMARQUESES. NEM VOCES PODEM CONTROLAR ESSA CONFERÊNCIA.

Os dinamarqueses investiram enorme quantidade de dinheiro para converter sua capital (hoje chamada "Hopenhagen" [ing. hope, "esperança"]) em capital da conferência que salvaria o planeta. Seria ótimo, se a conferência estivesse realmente interessada em salvar o mundo. Mas, dado que não está... então os dinamarqueses puseram-se freneticamente a tentar meter-nos num novo design.

Considerem-se os protestos do fim-de-semana. No fim, havia cerca de 1.100 presos. Bobagem. Na marcha do sábado, cerca de 100 mil pessoas chegaram a uma encruzilhada nas negociações sobre clima, quando todos os sinais apontavam ou para a ruptura ou para um acordo perigosamente fraco. A marcha foi festiva e pacífica, mas difícil. A mensagem foi "O clima não negocia" – e os negociadores ocidentais tinham parado de negociar.

Portanto, que nossos anfitriões dinamarqueses lembrem-se bem: claro, Copenhagen é a cidade de vocês, e todos os adoram por seus moinhos e suas biciletas. Mas o planeta é de todos. Parem com esse negócio de nos excluir do design geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário