quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SABER ESCOLHER.

Três fadas foram convidadas para o batizado de uma princesa. A primeira trouxe a ela um presente valioso: o amor. A segunda deu-lhe dinheiro para fazer o que gostava e a última deu-lhe a beleza. Mas há sempre uma bruxa invejosa na história. Furiosa por não ter sido convidada, a bruxa prometeu tornar sua vida infeliz: já que você tem tudo, eu vou lhe dar ainda mais. Você será talentosa em tudo o que fizer.
A princesa tornou-se mulher de extraordinária beleza, rica e amada. Porém jamais conseguiu cumprir sua missão na terra. Era excelente cantora, pintora, poetisa, escritora, matemática, porém jamais conseguiu completar qualquer tarefa, porque logo se distraía e queria fazer coisa diferente. E com todos os seus dons, não foi feliz.
A vida é a arte de escolher. E toda a escolha implica alguma renúncia. Quem escolhe um caminho, renuncia a todos os outros. Não se pode trilhar, ao mesmo tempo, dois caminhos. A maravilhosa aventura do amor e do casamento também implica renúncia, embora essa renúncia venha em segundo lugar. Escolher alguém é abrir mão de todas as outras alternativas. Todos os caminhos vão para o mesmo lugar. Atitude inteligente é escolher um caminho e percorrê-lo até o fim.
A vida é tecida de sonhos. Quando abraçamos um sonho, precisamos pagar o preço desse sonho. Muitas vezes, a tentação aparece. Em sua caminhada, os Reis Magos foram privados da luz da estrela-guia. Eles não pararam. Continuaram caminhando, nas trevas, até a luz da estrela reaparecer. Inácio de Loiola ensinava a seus discípulos: “Nos momentos de confusão, evite tomar qualquer decisão”. Mesmo porque Deus não está na confusão.  Passado o instante do desânimo e da dúvida, é possível reavaliar seu projeto, seu ideal, seu sonho.
Em sua sabedoria, o Evangelho aconselha, depois de colocar a mão no arado, não olhar para trás . A história guardou nomes daqueles que apostaram em seu caminho, em seu sonho. Isso deu-lhes um dinamismo capaz de superar qualquer dificuldade. E mesmo que a dificuldade não seja superada, quem luta não terá vivido em vão. A luta marca a dignidade de uma vida. E, um dia, Deus não nos cobrará o êxito, mas a persistência na luta.
A educação moderna é tentada a ser complacente demais. Não estabelece metas e fronteiras para filhos e alunos. Parte da suposição que amar é deixar fazer o que eles querem. Amar é muito diferente do querer bem. Amar é querer o bem. É indicar o caminho e incentivar o seguimento desse caminho até o fim.
Na viagem da vida não é importante a facilidade, mas o destino final. Porque somos limitados, não podemos escolher todas as coisas, mas devemos escolher uma só e que essa nos faça feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário