quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PARA MUDAR O MUNDO...

As férias estão maravilhosas, sol, mar, gente bonita... Mas a saudade que tenho de vocês, me obrigou a interrompe-las e escrever este post. As férias continuam, tudo de bom  para todos vocês,
Uma família, durante as férias, foi passear por uma floresta. Avistaram flores lindas, borboletas de todas as cores, ouviram o canto das aves, admiraram árvores gigantescas. Depois de longa caminhada, encontraram uma fonte que brotava da rocha e junto dela alguém escrevera uma frase: Aprendam de mim! O que podemos aprender com esta fonte? quis saber o pai.
A primeira a falar foi mãe. Esta fonte me ensina a persistência. Ela sabe o que quer. Nasce na profundidade da terra, brota da rocha, vai seguindo o seu caminho e um dia chegará até o mar. A filha apontou a pureza da fonte e sua gratuidade. Dava de beber aos visitantes, aos animais, levava vida às raízes das árvores, que produziam flores e frutas. E nada exigia por isso. Para o filho, a fonte servia a todos, indistintamente, amigos, estranhos, aves, animais, insetos. Finalmente o pai observou: cada um aprende o que quer, de acordo com sua experiência e seu coração, a fonte é a mesma, os corações é que são diferentes.
Isso vale para a vida. Cada um de nós carrega, nos olhos, alguns filtros e esses respondem de acordo com o coração. A pessoa bondosa descobrirá a bondade em toda a parte; a pessoa invejosa, em toda a parte, verá a inveja. A pessoa otimista terá mil motivos para se alegrar, enquanto o pessimista perceberá apenas falhas, má vontade e erros. São os filtros que formamos ao longo do tempo, mas que podem ser modificados.
 Na teoria do conhecimento se afirma que metade do sentido de uma frase está naquele que a profere, outra metade está naquele que a escuta. A mesma frase pode soar com diferentes sentidos. Os acontecimentos da vida também passam por esse crivo. Uma doença pode ser percebida como um castigo ou uma graça. Um erro pode ser percebido como fracasso ou como oportunidade para começar melhor em outras bases. O lobo, não importam suas palavras, será sempre lobo, enquanto o cordeiro sempre raciocinará como cordeiro.
A fonte da bondade deve brotar em nossos corações. Originando-se daí uma torrente de graças, que irá semeando alegria, partilha, pureza e serviço. Mas se a fonte for contaminada, surgirão as desavenças, a guerra, e o desamor. Para mudar o mundo, precisamos mudar nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário