terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PROIBIDO...

Nossa sociedade e educação estão marcadas pelo “pode ou não pode”. Muito mais pelo proibido, pelo “não pode”. Assim são as leis de trânsito, as constituições e todos os códigos. Assim são as religiões e igrejas. O ponto de partida são os próprios mandamentos que são fundamentados no “não”. Porém, com a pessoa central de todas as religiões cristãs, que é Jesus Cristo, não acontece essa negação. Ele fala: “Amai-vos... perdoai-vos... vivei em paz... sede misericordiosos...”. É tudo no positivo. Não será esse lado do “não” de nossas leis que torna nossa sociedade apática e negativa diante dos sonhos e possibilidades? Não será essa educação para o “não” que faz as pessoas conversarem somente o lado negativo dos fatos, a gostar de ver noticiários que falem de morte e de infrações de leis? Popularmente já se diz que o proibido é mais gostoso. É o doce amargo do pecado. O doce amargo da maldade.
SABE-SE QUE NADA VALEM AS PROIBIÇÕES DAS DROGAS. Elas continuam soltas. Porém, muito mais do que encher o vazio do coração humano, elas enchem o bolso. Radicalmente, é uma questão econômica. Sabe-se que a semente da droga, de todo tipo de droga, é plantada no coração do ser humano desde seu nascimento. Quando não se tem tempo e disposição para plantar, desde o nascimento até a plantinha humana crescer, as sementes da segurança e da presença, da fé e do amor, da ternura e da sabedoria da vida, vão sendo substituídas pelas sementes de pestes que vicejam na sociedade. O jardim e o pomar, que pai e mãe, professores e adultos, devem cultivar com carinho, ficam invadidos por ervas daninhas estranhas. O que se planta se colhe.
SABE-SE QUE LEI DE MORTE CRIA SEMPRE MAIS MORTE. Uma sociedade que, através de seu legislativo, cria leis contra a vida, está determinada ao fracasso. Em nome de uma sociedade saudável não se pode fazer leis de morte como o aborto, a eutanásia, a pena de morte, o abandono de crianças e idosos, que estão no caminho da morte pela fome e marginalização. A lei do progresso e do consumo somente sobrevive com a morte. Um progresso que necessita decretar a morte da água e dos ares, das matas e da terra, não é lei de progresso, mas de regresso. Essa lei para as coisas vai sendo adotada para a vida humana. Em nome do progresso elimina-se quem não vive em função dele, quem não entra em seus esquemas.
HÁ SOMENTE UMA LEI: VIVER. Essa é a lei única e verdadeira. Esse é o critério para toda pessoa de bom senso. Essa é a lei da natureza, que o Criador colocou como princípio de tudo. Deus, depois de ter criado esse universo, contemplou a obra e “viu que tudo era bom”. Mas o ser humano, entrando em concorrência com seu Criador, teima em dizer que não está bom, e cria um mundo do seu jeito. Infelizmente com jeito de morte. Mas a lei da vida um dia vencerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário