terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O BEM TOTAL.

Há uma tendência de ver muito mais a maldade do que a bondade no mundo, nas pessoas e nos fatos. Nas reuniões e avaliações, tanto nas escolas como nas empresas, tanto nas comunidades como nos grupos, gasta-se muito mais tempo em analisar o que está errado e o que não está bom. Por que essa mania de enfocar muito mais o lado negativo do que o positivo? É preciso começar a salientar “o que vai bem”.
O QUE VAI BEM EM NOSSA FAMÍLIA. Há tantas coisas boas na família! A convivência, o estar junto, a ajuda mútua, o trabalho. Ser mais sensível ao que está acontecendo de bem e de bom. Na relação do casal entre si e do casal com os filhos, certamente há muito mais fatos positivos. É bom sentar-se juntos e perguntar-se: O que vai bem em nossa família? E a partir desta descoberta colocar adubo, calor e umidade para que tudo cresça. O crescimento do bem faz desaparecer o mal.
O QUE VAI BEM EM NOSSA COMUNIDADE. Há um tempo passado que chegou até aqui e ajudou. Há um tempo presente que reúne as pessoas e as faz viver a solidariedade, a festa, a fé e o compromisso de crescimento. Há um tempo futuro que está nos sonhos da comunidade para um clima de vida sempre mais favorável. Partir do que vai bem e crescer nessa direção faz com que o que vai mal fique superado.
O QUE VAI BEM NO TRABALHO. Na empresa, no trabalho da roça, na profissão que se tem, perceber sempre mais o que está dando certo, e dar empenho ao que já está indo bem.
O QUE VAI BEM EM MEU CORPO. Há alimentos e maneiras de viver que dão mais certo. Mesmo que algo no corpo acuse dor e cansaço, não se pode fixar a mente nisso. Fixo-me na idéia de que “esse alimento me faz bem” e não no “isso me faz mal.” Até os médicos, em suas consultas, deveriam dar mais atenção ao que está bem no corpo, para que haja um cultivo e um cuidado.
O QUE VAI BEM NAS MINHAS RELAÇÕES. Não posso perder tempo em pequenas intrigas e brigas, mas dedicar tempo e cuidado nas boas relações que já tenho. Cultivar e aprimorar as relações. Aprender a superar o que impede as boas relações.
O QUE VAI BEM NO GOVERNO. Em geral vemos somente o negativo. Há tantas coisas boas acontecendo. Há pessoas esforçadas em nível de comunidade, município, estado e nação, que lutam para que as coisas aconteçam do melhor jeito.
O QUE VAI BEM EM MINHA IGREJA. Catequese positiva. Pregações de esperança e vida, sem demônios e criação de medos e infernos. A caminhada do ser humano tem um objetivo - a felicidade. Isso se chama céu. Céu é o bem total. Para esse objetivo devo direcionar toda minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário