quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ADOLESCENTES BRASILEIROS BEBEM DE MAIS

Os jovens brasileiros estão bebendo demais. Pesquisa inédita realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo revela que 16% dos adolescentes com idade entre 14 e 17 anos consomem cinco doses ou mais de bebida alcoólica ao longo de um dia. Os meninos dessa faixa etária abusam ainda mais; 21% deles afirmaram ter bebido de forma exagerada no ano anterior. Entre as meninas o índice é menor, 11%, mas também preocupante. O estudo confirma ainda o que especialistas alertam há tempo: adolescentes iniciam o consumo de álcool cada vez mais cedo. Os entrevistados da faixa etária entre 14 e 17 anos começaram a beber ao 13,9 anos.
Segundo a pesquisa, quase metade da população brasileira com mais de 18 anos (48%) não ingere bebida alcoólica. Porém, isso não ameniza o problema, já que 52% bebem e, desses, 60% dos homens e 33% das mulheres o fazem de maneira considerada excessiva. Entre eles, 11% consomem bebida alcoólica todos os dias e 28% de uma a quatro vezes por semana.
A região Sul apresenta índices maiores de consumo freqüente, porém, é no Nordeste, Centro-Oeste e Norte que os brasileiros bebem geralmente em maior quantidade. Na região Nordeste, por exemplo, 13% dos bebedores declararam consumo usual de 12 ou mais doses por dia de consumo.
Grande parte dos que bebem já se excederam uma ou várias vezes, criando situações de alto risco. Segundo o estudo, 28% dos brasileiros já beberam em “binge”, o que significa beber de forma abusiva em um curto espaço de tempo até ficar embriagado. O termo “binge drinking” é estipulado internacionalmente em cinco doses para homens e quatro para mulheres.
Chama atenção o fato de que aqueles que beberam na forma de “binge” foram mais freqüentes do que aqueles que não consumiram álcool dessa maneira. Em torno de 28% dos pesquisados beberam na forma de “binge” no último ano, contra 24% que não. A freqüência pela qual esse fenômeno ocorre é comum: mais de 50% dos que bebem até a embriaguez o fazem pelo menos uma vez por semana. A cerveja é responsável por 70% do beber em “binge”. Do ponto de vista da saúde pública, é importante notar que esse forma abusiva de beber ocorre com mais freqüência entre os jovens. Cerca de 40% da faixa etária de 18 a 34 anos bebeu na forma de “binge” e somente 22% não consumiu dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário