quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CARIDADE

Se fosse fácil fazer o bem e praticar a solidariedade não haveria nem gente com fome, nem povos com sede, nem mendigos nas ruas, nem doentes sem cuidado. Ainda haveria pobreza, mas seria uma pobreza digna. Uma coisa é a caridade anunciada  e outra a dura realidade do amor ao próximo. Jesus nunca disse que seria fácil. Quem já tentou e ainda tenta sabe quantos empecilhos e entraves se colocam no caminho de quem tenta ajudar os pobres.
Rombos financeiros, repentino corte de verbas, promessas não cumpridas, desistência de membros, corrupção que desvia as verbas, favorecimentos políticos a funcionários incompetentes, funcionários sem ideal, calúnias, mau uso dos bens, gente insatisfeita, povo que se cansa de doar e uma dezena de outros entraves que vão minando as forças de quem idealizou aquela obra apostando na caridade de todos e nas leis do governo.
São milhares as obras sociais destinadas a cuidar dos pobres.
Mesmo assim por que temos ainda tantos pobres e tanta miséria se o mundo é tão rico e a ciência progrediu tanto a ponto de produzir alimentos de sobra? Se sobra por que não está indo aos pobres? Se é possível construir a preço ínfimo uma casa de pobre, por que eles moram na rua e em condições piores do que os cães do ricos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário