quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ENCURTAMOS AS DISTÂNCIAS

Acreditem ou não, há um único Criador e Pai. Chamem-no pelo nome que a cultura e a tradição lhe passaram. Pouco interessa o nome. Há um único Senhor e Deus. Há um único Criador. Quanto mais a ciência e a técnica penetrarem nos segredos do universo, mais Ele se apresenta como imensidão e infinitude. Quanto mais os cientistas chegam perto dos segredos da matéria, das leis que regem o universo e sua energia, mais Ele se apresenta como grandeza. São Francisco de Assis falava assim de Deus: “Quanto mais me aproximo dele, mais de mim Ele se distancia”. Assim é a grandeza do universo. Quanto mais a ciência se aproxima de seus segredos, maiores eles se apresentam. A criatura humana, teimosamente, não aprendeu a viver a fraternidade neste universo fraterno.
APRENDEMOS A VOAR COMO OS PÁSSAROS. Ali estão o avião e as naves espaciais. Maravilhas da inteligência humana. Encurtamento das distâncias. Tudo maravilhoso! Mesmo assim, não aprendemos a voar com as pessoas. Nem aprendemos a voar para as pessoas. Encurtamos as distâncias entre as coisas e promovemos a separação entre os seres humanos.
APRENDEMOS A NADAR COMO OS PEIXES. Estão ali os navios e os barcos. Estão ali as pessoas que viajam ao fundo dos rios e mares. É a descoberta do mundo maravilhoso das profundezas do mar. Mesmo assim, não aprendemos a nadar na vida para as pessoas e com as pessoas. Não estamos nadando juntos no mar do amor e da colaboração, do entendimento e da festa. Temos muito medo uns dos outros e evitamos nos encontrar nos rios da vida que conduzem ao mesmo mar.
APRENDEMOS A CUIDAR E RESPEITAR OS ANIMAIS. Leis foram feitas para a proteção dos animais. Há castigos para quem não observa essas leis. Não se pode fazer sofrer animais e nem deixá-los abandonados. Mesmo assim não aprendemos a fraternidade com as crianças abandonadas e os idosos indefesos. Preferimos o cuidado dos seres animais ao cuidado dos seres humanos.
APRENDEMOS A RESPEITAR E CUIDAR DAS ÁRVORES. Não se pode derrubar árvores. É preciso plantar novas florestas. É preciso cuidar dos pomares e jardins. Mesmo assim não aprendemos a cuidar da grande família humana, como uma fraternidade que deve ser cultivada e plantada mais que um jardim e um pomar.
NÃO APRENDEMOS A ARTE DE VIVER COMO IRMÃOS. Nada se exclui. Tudo ensina. É necessário o cuidado e a sensibilidade diante de todos os seres e conquistas científicas e técnicas. Porém, tudo deve ser caminho para nos ensinar a viver como irmãos e irmãs. É a realização da fraternidade. É o sonho do mestre Jesus: “Há um único Senhor e Pai, vocês são todos irmãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário