quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PESOS E MEDIDAS

Numa cidade do interior, um padeiro foi ao delegado e apresentou queixa contra o vendedor de açúcar que, segundo ele, estava roubando, pois vendia apenas 800 gramas de açúcar como se fosse um quilo. O delegado foi conferir e constatou a veracidade da denúncia. Mandou, então, prender o vendedor de açúcar sob a acusação de estar adulterando a balança.
Ao se apresentar ao delegado, o vendedor de açúcar admitiu que não possuía uma balança em condições em sua casa. Possuía apenas os pratos da balança, mas não o peso, mas que procurava sempre ser honesto em tudo. O delegado quis saber qual o critério para saber o peso do açúcar. E o vendedor explicou que todos os dias comprova dois pães do padeiro cada um deles pesando meio quilo. Colocava-os num dos pratos da balança e no outro prato ia colocando açúcar. Quando o fiel da balança se equilibrava, então ele sabia que tinha um quilo de açúcar. Para tirar a prova, o delegado mandou comprar dois pães na padaria do acusador e constatou que os dois pães de meio quilo não perfaziam um quilo. De acusador, o padeiro passou a ser o acusado.
Reformar o mundo é uma aspiração universal. Todos queremos mudar o mundo, mas esquecemos de começar no ponto certo: nós mesmos. Carregamos nossos defeitos às costas e por isso não os vemos, diziam nossos avós. Mas vemos com nitidez os defeitos dos outros. E sempre damos um jeito de exagerar o tamanho dos defeitos dos outros. Hipócrita, declara o Evangelho, tira primeiro a trave que está em teu olho. E a linha evangélica continua: “Com a mesma medida que medirdes, sereis medidos” (Marcos 4,24 ). No Pai-Nosso fazemos uma proposta a Deus, que pode tornar-se perigosa: perdoai-nos assim como nós perdoamos.
Criticar é fácil. E muitos exercem a crítica sem nenhuma autoridade moral. Criticar é cômodo, porque transfere a responsabilidade para os outros. Mais ainda: o crítico assume ares superiores. Ele é juiz e seu critério é único, acima de suspeitas. Isso até que alguém descobre que seu quilo pesa apenas 800 gramas. Ou menos.
Um nobre inglês mandou escrever em seu túmulo uma pequena história: a história de sua vida. Quando era jovem pretendia reformar a Inglaterra, com o tempo reduziu sua pretensão a uma Província. Nada mudou. A partir daí tentou modificar sua família, mas essa continuou igual. Ele deu-se conta - tarde demais - do seu erro. Se ele tivesse mudado a si mesmo, a família teria sentido a influência e, pelo menos, um pouco teria mudado a Província e a própria Inglaterra.
Não deixa de ter alguma sabedoria a afirmação: dize-me o que criticas e dir-te-ei o que és. Uma afirmação do futebol - nem sempre eficiente - ajuda a entender esta perspectiva: a melhor defesa é o ataque. Há um perigo: partindo para o ataque, a defesa fica vulnerável. De resto é perigoso acusar os outros com o dedo sujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário