quarta-feira, 17 de março de 2010

O MUNDO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO


 

Além de matar centenas, terremoto no Chile foi tão intenso que reduziu duração dos dias na Terra

 Cientistas da Agência Espacial Americana (NASA), afirmam que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no dia 27 de fevereiro pode ter reduzido a duração dos dias na Terra. Segundo a NASA, o terremoto deve ter encurtado a duração de um dia da Terra por cerca de 1,26 microssegundos (um microssegundo é a milionésima parte de um segundo). A mudança é mínima, praticamente imperceptível, mas permanente.
Um terremoto forte como o registrado no Chile desloca grandes porções de terra e rochas e altera a distribuição de massa no planeta. Quando esse balanço sofre mudanças, também é alterada a velocidade de rotação da Terra, que mede o começo e o fim de um dia quando o planeta dá a volta em torno de si mesmo. Os responsáveis pelo estudo fazem parte da equipe do geofísico Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, e realizaram um cálculo por meio de complexo modelo computadorizado sobre como o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta.
O dado mais impressionante levantado no estudo é sobre o quanto o eixo da Terra foi deslocado pelo terremoto. Gross calcula que o abalo sísmico deve ter movido o eixo do planeta (o eixo imaginário sobre o qual a massa da Terra se mantém equilibrada) por 2,7 milissegundos (cerca de 8 centímetros). Esse eixo da Terra não é o mesmo que o eixo norte-sul.
O cientista afirma que o mesmo modelo computadorizado foi usado para estimar que o terremoto de magnitude 9,1 que atingiu Sumatra em 2004, deve ter reduzido a duração do dia de 6,8 microssegundos e deslocado do eixo da Terra em 2,32 milissegundos (cerca de 7 centímetros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário