quarta-feira, 24 de março de 2010

LARGADOS AO LÉU

Uma vasta população já está largada ao léu e vem aumentando dia a dia. Esta será a bomba social que irá explodir muito mais cedo do que imaginávamos.
Infelizmente até este momento, nenhuma providência vem sendo tomada para minimizar a catástrofe que se aproxima e que atingirá todos nós.
Estou falando dos idosos que cada vez mais passam a necessitar de cuidados e, infelizmente, não têm ninguém para olhá-los. Seus proventos e aposentadorias são consumidos por uma política econômica que só espera que tal parcela da população desapareça, ou melhor, morra o mais rápido possível. Famílias modernas não têm tempo, nem fundos, para cuidar dos seus idosos, não existem profissionais especializados e o governo nunca se preocupou em prever recursos e projetos para eles. O que já estamos percebendo são jovens idosos sexagenários, consumindo seus bens e se desgastando emocionalmente e fisicamente para suprir as necessidades de seus familiares mais velhos, na faixa de 80 a 90 anos.

Neste momento ainda existem alguns filhos abnegados e obrigados, por falta de opção, a olhar seus pais. Estes mesmos filhos provavelmente não terão quem olhá-los quando atingirem a idade atual dos seus progenitores. A constituição das famílias mudou muito, já se prevendo um crescimento negativo da população. Por outro lado, o número de idosos vem aumentando exponencialmente, como demonstram várias pesquisas, sendo que nunca existiram tantos octogenários e nonagenários vivos em toda a história da humanidade.

O que fazer com esta vasta população carente de cuidados, não só físicos, mas também emocionais? Como suprir suas necessidades específicas? Como abrigá-los? Como motivá-los e entretê-los? O que será dos futuros idosos, ou seja, de nós mesmos quando já não tivermos mais condições de sermos independentes?

Infelizmente sou só uma mente pensante e preocupada. Tenho certeza de que se não se iniciar urgentemente uma discussão com sociólogos, psicólogos, médicos, economistas, educadores, empresários e outros profissionais atuantes no mercado, de todos os segmentos da sociedade e com o apoio do governo, esse problema só irá aumentar, numa rapidez muito maior do que qualquer um possa imaginar, atingindo todos nós irrestritamente num futuro bem próximo. por Nicolau Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário