quarta-feira, 31 de março de 2010

É PÁSCOA BOM MOMENTO PARA FALAR EM OVOS

Às vésperas da Páscoa, muito se fala em ovos e coelhos, principalmente entre as crianças, que aguardam ansiosas a caça ao ninho para deliciar-se com os chocolates. No reino animal, os ninhos não guardam ovos de chocolate, mas são repletos de curiosidades. Há ovos coloridos e até pretos, enormes e menores do que um centímetro, resistentes a ponto de suportar o peso de um adulto ou flexíveis. Muitos também atraem predadores, inclusive o homem, que os leva para a panela.
Avestruz, ornitorrinco, jacaré e mosquitos são alguns dos animais que botam ovos. E o coelho? Apesar de sempre aparecer associado aos ovos no período da Páscoa, o orelhudo não põe ovos! Descubra, a seguir, meia dúzia de curiosidades.
1. O ornitorrinco é um mamífero, mas põe ovos. Trata-se de uma exceção, juntamente com as équidnas, já que os demais mamíferos se desenvolvem dentro do corpo da mãe. Esses animais descendem de um ancestral em comum, que botava ovos, e preservaram essa característica. Seus ovos são bem pequenos, não chegam a medir dois centímetros. A casca é branca e mole.
2. O ovo de cobra é branco como o de galinha, porém, mais comprido; o que lhe confere um formato não exatamente oval. A casca é flexível, o que possibilita à femea acomodar uma maior quantidade de ovos em seu corpo. Nem todos as cobras se reproduzem dessa maneira. Em algumas espécies, os filhotes se desenvolvem diretamente dentro do corpo da mãe.
3. Em geral, ovos têm uma aparência frágil, mas isso não é problema para o avestruz. Seus ovos são tão resistentes que suportariam um homem sentado sobre eles, sem quebrar. E a casca tem só dois milímetros de espessura! Um ovo de avestruz mede cerca de 20 centímetros e pode pesar pouco mais de dois quilos. A cor varia entre branco e bege.
4. Contrastando com o avestruz, os menores ovos colocados por aves são os do beija-flor. Sem surpresas, se considerarmos o tamanho das aves, compatível com o tamanho dos ovos! O beija-flor-de-helena, encontrado na América Central e no Caribe, põe ovos com menos de um centímetro, que pesam menos de um grama.
5. A mãe jacaré acomoda seus ovos em meio a folhas, dentro de um buraco que ela mesma cava no chão. Com o tempo, essas folhas fermentam e elevam a temperatura do ninho, definindo o sexo dos filhotes. Isso mesmo, os ovos mais quentes dão origem a machos, os menos, geram fêmeas.
6. Nem todo ovo é branco. As aves domésticas são especialistas em cor. Os da marreca-de-pompom, por exemplo, têm a casca esverdeada ou azulada; a marreca-cayuga põe ovos cinzas bem escuros, quase pretos. O ovo da perua é bege com manchinhas quase brancas. A galinha põe ovos brancos, vermelhos e, às vezes, esverdeados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário