quinta-feira, 11 de março de 2010

DÓLAR SERÁ NÃO SERÁ PRINCIPAL MOEDA DE RESERVA, DIZ MINISTRO BOLIVIANO

O ministro de Economia e Finanças Públicas da Bolívia, Luis Arce, afirmou que o dólar, pouco a pouco, deixará de ser a principal moeda de reserva internacional por causa da constante queda de seu poder aquisitivo. A declaração foi feita nesta terça-feira (9).

Na opinião do ministro, essa é uma conseqüência do enorme déficit fiscal e comercial apresentado pelos Estados Unidos, que tem dificuldades para se recuperar da crise econômica iniciada em 2008. Segundo Arce, alguns países latino-americanos e de outras partes do mundo, como China e Índia, estão fortalecendo suas moedas neste cenário e, assim, fortalecendo sua economia.

Tendo em vista a desvalorização do dólar, o ministro convocou a população a "bolivianização", ou seja, fazer suas economias na moeda boliviana. Um dos grandes problemas do país é o forte percentual de moedas estrangeiras nas poupanças dos bolivianos, problema que vem diminuindo nos últimos anos, de acordo com o Banco Central da Bolívia.

Ainda de acordo com o banco, 48% dos depósitos no sistema financeiro nacional já são em pesos bolivianos. Em 2005, cerca de 90% deste dinheiro estava em moeda estrangeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário