quarta-feira, 31 de março de 2010

ÁGUA E A NOSSA IMPORTANCIA NO PROJETO ÁGUA LIMPA DE HORIZONTINA

Mais de 17 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável. Apesar do déficit, o principal desafio do país é a qualidade e não a quantidade, avalia o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, por ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado na segunda 22.
Levantamento da agência realizado em mais de 2.000 pontos de monitoramento em 17 Estados brasileiros revela resultado ótimo em apenas 9% dos pontos. Cerca de 70% têm Índice de Qualidade da Água (IQA) considerado bom; 14%, razoável; 5%, ruim e 2%, péssimo. O IQA avalia níveis de coliformes fecais, temperatura, resíduos e outros aspectos.
Varella calcula que seja necessário investir cerca de R$ 20 bilhões na proteção dos mananciais de água que abastecem os centros urbanos, onde a situação é mais crítica. Ele também defende mais mobilização da sociedade. "Os grandes gerentes da água somos nós mesmos; se nos colocarmos como espectadores, não há lei nem gestão que resolva", afirma. "Temos que nos transformar em atores e agir no dia a dia, com mais economia na hora de tomar banho, lavar o carro", sugere o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário