terça-feira, 26 de janeiro de 2016

TENHA UM FOCO NA VIDA

Atualmente um termo muito empregado em qualquer atividade é a palavra foco. Praticamente em todas as áreas de atuação humana o termo ganhou significativa importância. No mercado e nos negócios não faltam profissionais para tratar da questão. Em qualquer organização e em planos de governo o termo está presente. Porém, por detrás do termo foco esconde-se uma pergunta fundamental: para onde pretende ir? Muitas são as respostas, mas a de dimensão pessoal exige maior valorização e crenças no potencial das pessoas.

Próximo ao termo foco usa-se outros, como por exemplo, planejamento estratégico. Geralmente, o planejamento é apresentado por escrito, tendo objetivos e atividades prioritárias para o crescimento, consideradas estratégicas. Enfim, planejar é o alinhamento de objetivos e de atividades considerados importantes para um setor. Logo, exige uma prévia resposta à pergunta onde se pretende chegar com tal empenho. Restrita às exigências da vida, a resposta precisa ser a mais real possível para não permanecer na utopia, sem nunca alcançar realização e felicidade. Então, o termo foco pode ser aplicado eficazmente a todas circunstâncias da vida das pessoas e da sociedade.

No campo religioso, o papa Francisco elegeu como centro de seu pontificado uma Igreja “em saída”, com cheiro do povo. A partir disto o pontífice acredita na primeira experiência de Igreja: a do mais pobre, a serviço destes, comprometida com a defesa da vida e usando nas relações sempre da misericórdia divina. Em dimensões de geopolítica mundial é de compreensão global que faltam grandes estadistas internacionais justamente pela ausência de um foco em política pública, do tipo eleger o bem comum, a garantia dos direitos humanos a todos os povos, paz mundial.

Em níveis de conjuntura política do país, setores da imprensa criticam os partidos de oposição porque não têm um foco central de combate ao governo. Em nível pessoal, ao observar seres humanos sem motivação, registra-se a falta de horizontes. Portanto, de um foco no qual persistir e depositar energias.

Então, o foco tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar os valores que sejam essenciais para a vida e para seus projetos. Os valores são um conjunto de elementos que caracteriza uma determinada pessoa, comunidade, sociedade, povos e até organizações. Através dos valores se estabelecem comportamentos com outros indivíduos e com os espaços sociais da vida. Ao praticar os valores ganha-se em significado em dimensão de merecimento, reputação, coragem, valentia, talento, etc. Logo, os valores estão associados à missão, a crenças em atingir um determinado foco. Acredita-se que toda atividade humana será executada tendo um foco definido. Entre os muitos caminhos que a vida oferece é preciso saber escolher o melhor. A vontade de Deus é um ótimo itinerário para a felicidade e para a realização da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário