sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O QUE AINDA ESTÁ FALTANDO?

Sem título Seca, enchentes, zika, dengue: o que ainda falta?


O primeiro mês do ano, lamento constatar, chegou ao final deixando um tsunami de más notícias. Era melhor que 2016 nem tivesse começado. Sem falar do cenário político e econômico, que continua se deteriorando a cada dia, temos agora os desastres da natureza, multiplicando-se por toda parte.

Em matéria de tragédias, estamos superando todas as previsões, e o novo ano está só começando. Temos de tudo: epidemias, enchentes, chuvas de granizo, tornados, largas regiões assoladas por estiagem severa, alagamentos, deslizamentos, colapso no sistema de saúde e no abastecimento de água. No mesmo dia, parte do país fica debaixo d´água; outra, sofre com a seca prolongada. O que ainda falta?

Abaixo, um breve resumo da situação neste momento, segundo levantamento feito pela Folha desta terça-feira

* De cada cinco municípios brasileiros, um está em situação de emergência ou em estado de calamidade pública. Em 77% deles (792 municípios), localizados em sua maioria no Nordeste e em Minas Gerais, o problema é a falta de chuvas.

* Em 236 cidades, principalmente no Sul, o excesso de chuvas tem provocado enxurradas, alagamentos, inundações, vendavais e até tornados.

* A infestação do mosquito aedes aegypti faz crescer geometricamente os casos de dengue, do vírus zika e da chikungunya, que já atingem nove Estados. No ano passado, batemos o recorde: foram registrados 1,6 milhão de casos, com 863 mortes. E o drama da microcefalia se alastra.

Prefeitos e governadores fazem romarias a Brasília toda semana para pedir ajuda ao governo federal, que também está com os cofres vazios, cortando despesas, e não tem a quem pedir socorro.

Estamos, literalmente, no mato sem cachorro. Até rimou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário