terça-feira, 13 de julho de 2010

O FRIO ESTÁ CHEGANDO, TURBINE O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

O frio fragiliza a saúde. Gripes, resfriados, renites e outras doenças respiratórias atacam mais o organismo nesta época do ano. Agasalhos, luvas e mantas são importantes, pois o corpo gasta energia adicional para manter-se aquecido, mas a alimentação apropriada para o inverno é fundamental. Mas o que os alimentos têm a ver com as doenças de inverno? “Quando o corpo humano está em estado nutricional deficiente acaba ficando suscetível a adquirir infecções”, explica a nutricionista  Aline Guerra. Para Aline, o agasalho funciona como barreira externa e a alimentação, como a barreira interna, protegendo o organismo dos males da estação gelada.
Conforme a nutricionista, a água deve estar no topo dos produtos consumidos no período do frio. “Pela baixa ingestão de líquidos hidratantes nessa época, o muco das vias respiratórias fica mais denso. Essa camada funciona como barreira contra as infecções. Quando as vias não estão fluídas, o caminho está aberto para a entrada de bactérias e vírus”, detalha.
Alguns nutrientes são muito importantes para o corpo enfrentar “esses inimigos”. No arsenal alimentar, estão minerais como zinco e ferro; vitaminas como A, C e E e outras substâncias que combatem os invasores. E onde elas estão? Na alimentação equilibrada, variada e colorida. Frutas, vegetais, folhosos, cereais, leguminosas, carnes magras, ovos e leite com pouca gordura. Esse grande grupo forma o conjunto de alimentos que contem as substâncias necessárias para um inverno mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário