sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA FEINTECH/MAPIC







Foi realizada no auditório da Fahor, no dia 5, a palestra "Cloud Computing" com o representante da empresa porto-alegrense, Sisnema, Giani Maldaner. O evento que integra a programação da Feintech/Mapic reuniu mais de cem pessoas que puderam saber mais sobre a essa nova tecnologia e sobre o mercado de TI no Brasil.


De acordo com Giani, Cloud Computing significa Computação nas Nuvens, que
se refere, essencialmente, à idéia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações através da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. Conforme o palestrante, esse é um movimento de evolução, de nova era na computação e que tudo o que existe de regra atualmente neste setor, deve mudar nos próximos anos.


Com o Cloud Computing, muitos aplicativos dos usuários, assim como arquivos e dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário. Elas ficam disponíveis na "nuvem", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabem todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e usar.


Segundo Giani, esse modelo de negócio ainda está aberto, é um novo modelo que está em desenvolvimento, mas que desde já exige profissionais de informática atentos à evolução, as novas eras e tecnologias que estão surgindo, para poderem dar suporte e oferecer esses novos produtos ao mercado.


Durante a palestra de Giani, o profissional fez comentários sobre o trabalho em TI, explicou o conceito de Cloud Computing, como funciona a solução e "nuvem", destacou o mercado de Cloud, o processo de migração em "nuvem", fez uma demonstração do Cloud da Amazon, fez ainda à apresentação da solução Cloud privada, demonstração de como se cria um Cloud e o que um profissional precisa para atuar na "nuvem".





Nenhum comentário:

Postar um comentário