sábado, 7 de novembro de 2009

ABERTA OFICIALMENTE A FEINTECH-MAPIC



A solenidade da abertura oficial da 3ª Feintech e 8ª Mapic aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 6, no restaurante das etnias. A comunidade, imprensa, expositores, lideranças empresariais e políticas estiveram reunidas para o evento.


Enquanto o público chegava, a Banda Municipal de Horizontina tocou algumas músicas. Após nomear as autoridades presentes no evento, o Hino Nacional foi tocado também pela Banda Municipal.


Em seguida, algumas pessoas fizeram uso da palavra, entre elas, o presidente da Emater/RS, Mario Ribas do Nascimento, a deputada estadual Zilá Breitenbach, o secretário estadual de ciência e tecnologia, Arthur Lorentz, o presidente da Aciap, Dionir Bianchi, o prefeito de Horizontina, Irineu Colato e o presidente da feira, Cesar Mantovani.


O primeiro a falar foi o presidente da Emater que destacou que não é possível pensar em crescimento e desenvolvimento sem tecnologia, portanto a realização da Feintech/Mapic é tão importante. "Queremos parabenizar esse evento que é uma referência em toda a região e Estado por apostar naquilo que temos de bom".


A segunda fala foi feita pelo presidente da Aciap, que agradeceu o apoio de todas as empresas e pessoas que estão trabalhando para a realização do evento e disse que o desejo da Aciap é que essas parcerias sejam cada vez mais fortalecidas em prol do desenvolvimento de Horizontina e do evento. Bianchi convidou os presentes para visitar os estandes e ver o quanto o município investe em tecnologia. "Apesar de estarmos afastados de grandes centros, conseguimos sim, investir nesse setor e desejo que todos que estão apostando no evento façam bons negócios para que cada dia mais nosso município e a região se desenvolvam".


Após a fala de Dionir, a deputada Zilá Breitenbach, destacou que o município de Horizontina pode ser orgulho para quem é daqui e da região, pois é uma cidade que possui um diferencial na realização da Feintech/Mapic, já que a feira tem um foco na tecnologia aplicada a todos os setores e isso se faz importante, pois, de acordo com a deputada, o mundo não pode viver sem tecnologia. "Quando falamos em produção primária, falamos em tecnologia. Ao falarmos em indústria, comércio, não podemos visualizar esses setores sem tecnologia. Não podemos deixar de apostar na tecnologia para não ficarmos a margem do desenvolvimento. Precisamos ser rápidos na construção do conhecimento voltado a tecnologia para que outros não desenvolvam seus negócios, quando se investirmos e trabalharmos, nós mesmos podemos fazer a nossa tecnologia".


Em seguida, ocorreu à fala do secretário de ciência e tecnologia do Estado, Arthur Lorentz que representou a governadora Yeda Crussius. "Quero parabenizar a todos os organizadores, a comunidade, pela ideia em focar uma feira na tecnologia, já que ela, aliada a inovação, é tão importante para a região se desenvolva. Hoje represento a governadora com muita alegria, muita honra. Fico feliz em estar aqui, pois reconheço o quanto Horizontina é capaz de criar e aplicar tecnologia em todos os setores. O município é um dos pioneiros em realização de feiras com esse foco".


Depois da fala de Lorentz, o prefeito Irineu Colato fez uso da palavra ressaltando que realizar uma feira com foco em tecnologia foi um desafio e que depois de um estudo e avaliações se decidiu apostar nesse foco como caminho e alternativa para mudar algumas realidades e fortificar projetos que vinham sendo desenvolvidos. "Temos empresas aqui que produzem com o uso de tecnologia e outras se projetam no mercado através da tecnologia. Nossa bacia leiteira cresce cada vez mais porque se utiliza de tecnologia. Nossa agricultura faz uso de tecnologia e por isso se destaca Brasil afora. Temos uma faculdade que investe fortemente em tecnologia e isso faz de nós um município inovador. Assim, nós acreditamos que a tecnologia que avança e transforma o mundo seja a ferramenta presente no dia-a-dia de cada um para qualifiquemos nossos negócios, abrindo caminhos de prosperidade".


Para encerrar a falas e dar início oficialmente a Feintech/Mapic, o presidente do evento, Cesar Mantovani os objetivos desta edição são satisfazer quem visitar o evento e também contribuir para mudar a realidade. "O objetivo de mudar a realidade nos mobiliza. Queremos fazer isso proporcionando que as pessoas se encontrem, que elas exponham produtos, mostrem e discutam conhecimento em todas as áreas. A tecnologia se apresenta em todas as áreas e o bom uso dela faz o desenvolvimento de empresas e municípios. Nossa feira tem esse foco, aliada a intenção da preservação do meio ambiente. Precisamos acelerar essa preocupação. Devemos respeitar o meio ambiente e depois, recuperar aquilo que já estragamos e a Feintech/Mapic está fazendo isso, por meio da proposta do zero Co² com o plantio das árvores. São atitudes assim que precisam ser tomadas. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário