sábado, 30 de abril de 2016

O RESURGIMENTO DAS IDEIAS DE MARX

O filósofo socialista alemão Karl Marx (1818-1883) é um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea. Segundo o pensador francês Raymond Aron (1905-1983), sua grandeza está em ter provocado os maiores debates nos últimos séculos. Nenhum filósofo da sociedade contemporânea poderia ser comparado a Marx. Em 2005 um canal da Rádio BBC de Londres fez uma pesquisa entre seus ouvintes para saber qual o filósofo mais importante de todos os tempos, e Marx foi eleito com 27% dos votos, indicando que seu pensamento está presente nas pessoas e que ainda tem algo a dizer para o mundo e para criticar o sistema capitalista.

Atualmente a crise do sistema capitalista faz ressurgir as ideias de Karl Marx, propondo um debate além do marxismo. Mas, afinal, o que é marxismo? Conforme definição do site www.significados.com.br, "Socialismo marxista, também conhecido por Socialismo científico ou simplesmente Marxismo, é uma corrente ideológica desenvolvida por Marx e Friedrich Engels com a finalidade de acabar com a luta de classes existente no regime capitalista". De acordo com Marx, a sociedade capitalista era formada pela burguesia, que controlava os meios de produção, e o proletariado, que não tinha posses e vendia sua mão de obra por preços muito baixos.

O pensamento de Marx influenciou a história da filosofia e o processo de civilização. Suas ideias influíram na estruturação do estudo das ciências humanas, sociais, políticas e da economia, originando várias vertentes pedagógicas. Por ter investigado como ninguém antes a estrutura do sistema capitalista, sua produção intelectual é considerada o suporte político da revolução e da emancipação dos trabalhadores.

Ao estudar a mecânica do mundo do capital, dizia que “cabe agora transformá-lo”. Então, é considerado o filósofo mais influente porque seu pensamento é comprometido com a mudança da sociedade. Durante todo o século XX seu pensamento foi submetido a inúmeras interpretações e surgiram correntes filosóficas chamadas de marxismo. Suas ideias também deram origem a sistemas políticos como o comunismo soviético (1917-1991) e o chinês (em vigor desde 1949).

Formado em filosofia no círculo do idealismo alemão, em 1844 conheceu Friedrich Engels (1820-1895) e tornaram-se amigos inseparáveis. Em 1848 lançaram o Manifesto Comunista, que deu origem à primeira discussão sobre o socialismo marxista. Adeptos ao pensamento de que a filosofia deve acompanhar a prática, Marx e Engels participaram de atividades políticas e escreveram sobre governos. Em prol da revolução dos trabalhadores, Marx criticou o pensamento dialético de Hegel (1770-1831). No entendimento de Marx é preciso uma dialética revolucionária, compreender a história real dos seres humanos em sociedade. Em suma, Marx afirmava que é preciso consciência e respeitar o direito do ser humano. Ou seja, a filosofia precisa pensar sobre as condições de vida das pessoas em sociedade. Isto é, toda filosofia precisa libertar as pessoas e provocar o debate das condições sociais e políticas do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário