segunda-feira, 11 de abril de 2016

A VIDA É FEITA DE TROCAS.

A vida é feita de trocas. A possibilidade de estar em determinados eventos permite encontros e encantamentos. Sempre fico com o ouvido mais aguçado quando os relatos pessoais salientam a capacidade de superação. Num desses trabalhos, me encontrei com uma jovem entusiasmada. Sua apresentação seria na sequência da minha temática. Pouco falamos. Sua atenção, porém, inspirou as palavras que recebi posteriormente, em meu endereço eletrônico.

“Vim do interior, família de agricultores, sei bem o que é o suor no cabo de uma enxada, no sol quente em meio à plantação de soja e trigo, cuidando dos animais, fazendo a ordenha e comercializando o leite. Desde menina gostava da caneta. Quando tinha que preencher o bloco do produtor, para fazer a nota para transportar os grãos, eu pulava no colo do pai com a caneta em mãos. Não faz muito tempo que me dedico aos estudos, fiz somente uma graduação, o restante é interesse e leitura. A vida me trouxe para cá, onde tenho a oportunidade de fazer o que amo de verdade, que é falar e passar conhecimento às pessoas: ministrar palestras e dar aula para ‘jovens aprendizes’. Sinto-me muito feliz”.

Guardei com carinho esse testemunho. Lembrei de tantos que, de sol a sol, não largam a enxada, pois necessitam garantir o sustento. Nenhum trabalho acontece longe da dignidade, quando as motivações agrupam energias e dão contornos aos sonhos. Sempre haverá uma boa dose de sacrifício quando se trata de realizar as buscas mais profundas. O suor parece validar os esforços que sustentam metas e vitórias. Nada é em vão quando há clareza quanto ao ponto de chegada.

A vida me trouxe para cá, escreveu a realizada jovem. Sim, a vida se faz movimento quando o coração acalenta outros encaminhamentos. Realizar-se sempre será superior às buscas materiais. Trabalhar para adquirir algumas coisas, faz parte do óbvio. Porém, determinar para si mesmo que a felicidade é possível, é reunir as melhores energias para capacitar-se em vista de determinadas conquistas. O colo do pai e a caneta em mãos descortinaram um outro horizonte àquela criança que não conhecia outros endereços, mas sabia que a vida a levaria à realização. De fato, a enxada pode ser o começo de uma história repleta de alegria e de sabor. Na simplicidade, a vida se faz oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário