quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

UM ANO SE DESPEDE E OUTRO CHEGA.

Os dias passaram. O ano chega ao seu final. A sensação é de acentuada rapidez. Fica a impressão de que restou muito por ser feito. O tempo não tem velocidade. Os humanos, sim, têm pressa. A especialidade do tempo é passar, sempre no mesmo compasso. Enquanto o tempo passa, nós passamos. O mais significativo não é passar, mas deixar pegadas. Alguns deixam rastros. Bom mesmo é marcar de forma suave, mas com uma firmeza sem igual, a passagem por esta e outras paragens. As pegadas do bem realizado têm contornos de eternidade. A distância percorrida ensaia necessária despedida. Outros horizontes se apresentam. Um novo ano se aproxima.

A bagagem necessita ser revisada. Não faz bem começar algo novo, com esquemas superados, formatos defasados. No entanto, toda renovação tem um começo. O que necessita ser novo é o coração humano. Foram tantos desencontros, algumas decepções, incontáveis mágoas, insistentes medos, incontidas lágrimas. A cada nova jornada, a superação era invocada, os compromissos repassados, as forças restituídas. Um pouco de alento saboreado. Impossível voltar atrás, quando a única opção é dar um passo adiante.

Enquanto restam ainda alguns dias, bons propósitos se redesenham. Algumas cenas são irretocáveis. Fatos aguardam por molduras. Sentimentos buscam expressão. Laços insistem em abraços. A saudade tem uma certa autonomia: chega e sai sem avisar. A vida não pode se resumir numa coletânea de momentos. Há uma inspiração que sopra suavemente, rumo ao infinito. Viver é encurtar a distância entre o céu e a Terra, mesclando gestos, arquitetando dignidade. O sabor da felicidade merece o melhor brinde. Nem tudo está como fora imaginado, mas há um sentimento de gratidão, que emerge de dentro da serenidade. As projeções para o novo ano devem ser otimistas. Afinal, estar vivo é ser capaz do melhor. A esperança faz acontecer um movimento ascendente. É necessário ir adiante, carregando no peito a certeza da fé, sentindo nos ombros a mão de Deus, imprimindo confiança e fortaleza. Um longo caminho provoca passos lentos e firmes, à margem das facilidades. Os dias sempre terão que acolher o anoitecer. Porém, a madrugada antecipa a claridade. Um dia, o Filho de Deus se apresentou como sendo a ‘Luz do mundo’. De lá para cá, viver é abraçar a luminosidade do amor. É maravilhoso viver e saudar um ano que se despede e outro que chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário