terça-feira, 22 de dezembro de 2015

AOS MEUS LEITORES: TIM-TIM!


Já reparaste que estamos vivendo tempos de exigência permanente de bem-estar e felicidade? Há um imperativo novo no ar: tu deves ser feliz! Na vida cotidiana e nas redes sociais há um exagero na espetacularização da vida feliz. Exploramos ao máximo o belo e suas cores e ocultamos e recalcamos o triste e seu preto e branco. Escondemos de nós mesmos os momentos de dor e sofrimento. A morte então, virou um tabu. Aparecer na rede com cara meditativa, séria demais, sisuda, mal arrumada e trabalhando é quase uma declaração de decadência.

Agora que as festas de final de ano se aproximam, o imperativo de vida feliz parece ser ainda mais exigente. A partir de agora, até o início do ano, está terminantemente proibido ser infeliz, triste, melancólico, meditativo! O que vale para o dia a dia, nesse mundo hiperconectado, vale muito mais para essa overdose de exigência de vida feliz que são as festas de Natal e final de ano. Se não fores feliz, não fique conectado e não vá ao shopping, melhor ir pescar.... Está aberta a temporada proibitiva para a vida triste.

Kant dizia que uma vida bem-sucedida não é uma vida vivida sob o império da vida feliz, mas uma vida honrada de tal forma que a vida feliz possa ser merecida. A vida feliz, se acontecer, deveria ser consequência do bem praticado e não um fim em si mesmo, desenfreadamente desejado. O fim dos fins de toda ação é a felicidade, claro, mas esta não pode ser alcançada senão como consequência ou resultado de uma vida virtuosa. Em longo prazo, o que vale é uma vida virtuosa guiada pela razão e pela boa vontade, que faz com que a vida feliz seja sedimentada no chão do merecimento, dizia Kant. Os tempos atuais mataram Kant, enterrando-o sem merecimento de cantos fúnebres e sem selfie no seu caixão...

E já que o nascimento do Menino se aproxima, recordo aqui uma das passagens mais belas e que dá o que pensar para todos os que não quiserem a ilusão da felicidade imerecida. Veja aí:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia...".

Seja feliz com moderação. E, se possível, modere a carne e o álcool, mesmo que isso não te faça lá tão feliz! Tim-Tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário