quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

NA FILA DE JESUS.

Entrar numa fila é algo normal, já assimilado pela grande maioria. São tantas filas, em tantos lugares, para tantas coisas. Saber esperar na fila é um exercício de paciência. Em algumas épocas, elas se tornam até longas. Nem sempre o bom humor acompanha o lento andar das filas. Nestes dias que antecedem o Natal, as filas são até exageradas e as pessoas um tanto agitadas. Porém, nem todos os que estão nas filas sabem bem o que procuram. Talvez não seja necessário fila para encontrar o essencial.

A fila do Papai Noel é a mais frequentada. O mesmo não acontece com aquela do Menino Jesus. A constatação é a mesma: a cada ano que passa, o material é mais desejado que o espiritual. Há mais Papai Noel do que Menino Jesus. Essa defasagem é sintomática. O caminho do equilíbrio é ainda muito longo. Nem mesmo a crise consegue amenizar o ímpeto consumista. Algo arraigado, estruturado, que parece fugir do controle.

A fila de Jesus não tem atrativos, nem excessos. É muito simples. Porém, a cena é inspiradora: José, Maria e o Menino. O primeiro Natal não foi nada poético. Não havia lugar para eles na hospedaria. Uma simples gruta serviu de acolhida para o Filho de Deus. O coração dos pastores pulsou intensamente, os reis vieram do Oriente. A estrela brilhou com uma intensidade sem fim. Os confins do universo contemplaram um único e decisivo: o céu visitou a Terra. Os anjos cantaram glórias.

A cada Natal a emoção retorna. O coração se enche de alegria. As famílias procuram se encontrar. Os abraços não são dispensados, pelo contrário, se tornam mais intensos. Procurar a fila de Jesus é tarefa de quem provou a espiritualidade e já não encontra sabor em outras filas. Quem encontrou a Luz não consegue mais andar tateando outros caminhos. Quando a espiritualidade aquece o mais profundo do ser, a gratidão se transforma em hino de louvor.

Na fila de Jesus, a vida experimenta a normalidade e a felicidade alcança a plenitude. Nada é mais grandioso do que reavivar o amor de Deus, que assumiu a condição humana. Já não há mais distância entre o céu e a Terra. A alegria é infinita, mesmo que as lágrimas sejam persistentes. Natal é família. Natal é paz. Natal é solidariedade. Natal é espiritualidade. É na fila de Jesus que encontrei a Paz e o Bem deste Natal. Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário