quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

IMPOSSÍVEL, POR QUE?

Santa Bárbara, na Califórnia, é uma cidade de porte médio, com menos de 90 mil habitantes. Como toda a cidade, tem seus contrastes. Lá existem também os sem-teto, dormindo no banco do jardim, na soleira das portas ou numa calçada qualquer. Joe é dos sem-moradia. Sua companhia inseparável: um cão. Um dia, um gato sem dono juntou-se aos dois. Entre o gato e o cão surgiu uma tranquila parceria. Depois foi a vez de um rato branco que se associou a eles. Os quatro iam fazendo sua vida, repartindo com tranquilidade a pouca comida que lhes era dada.
O fato de animais, historicamente vistos como inimigos, vivendo juntos em harmonia, começou a chamar a atenção de todos. Num certo dia, alguém ofereceu ao sem-teto vinte dólares para fotografar os seus animais. Nasceu daí um meio de vida para eles. As fotografias se multiplicaram e todos deixam sua contribuição. As fotos acabaram no youtube e percorrem o mundo. O cachorro, o mais forte dos três, na maior parte do dia carrega o gato e o rato para que eles não precisem caminhar tanto. Os gestos de carinho são rotineiros. À noite eles se acomodam do melhor jeito possível, aquecendo-se mutuamente. Hoje eles são visita obrigatória para os turistas que passam por Santa Bárbara. Com direito a uma fotografia.
Um mundo diferente é possível. É isto o que esses animais nos ensinam. Costumamos dividir o mundo em classes: ricos e pobres, brancos e negros, homens e mulheres, sábios e ignorantes, bons e maus, amigos e inimigos. E apostamos nessas divisões. Seguimos uma tendência já manifestada na primeira página da Bíblia; trata-se da Lei de Caim. Esta lei determina a destruição do irmão. Ainda não nos damos conta que a melhor maneira de vencer o inimigo não é derrotá-lo, mas fazê-lo amigo.
Jesus coloca o amor como a lei fundamental da convivência humana. O amor não tem contraindicações. Mas a humanidade ignorou o caminho do amor e, hoje, vive sob a lei do temor. Os outros são vistos como inimigos. E assim os tratamos e eles acabam inimigos de verdade.
Francisco de Assis preferiu outro caminho, o caminho da fraternidade. Foi assim que ele venceu – conquistou – o lobo, chamando-o de irmão. Foi assim que, contrariando a filosofia dos Cruzados, teve entrada franca no palácio do sultão. Foi assim que ele reconciliou cidades em guerra.
Uma das dificuldades é a pressa. Queremos que a semente do amor germine imediatamente. É necessário que, antes da proposta, exista uma vida que legitime o amor. São João da Cruz lembrava: “Onde não há amor, plante amor e, um dia, colherá amor”. 
Não desanime, não pense que é impossível se a primeira vez não deu certo. Tente de novo. Uma vez plantada, a semente do amor germinará, mas não fixe tempo para isso. 
Olhe o quarteto de Santa Bárbara e caminhe nessa direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário