quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PRESTA ATENÇÃO.

A vida é uma viagem. É caminhar por um caminho desconhecido, ao longo do qual encruzilhadas exigem decisões que podem mudar nosso destino.

Neste caminhar, o sonho é que nos mantém em pé, no ritmo, ultrapassando obstáculos e nos mantendo no rumo do lugar no qual tanto queremos chegar.

Pena que muitos de nós, tão preocupados com a chegada, não prestam atenção no caminho. Quanto tempo faz que você não levanta a cabeça para apreciar o azul do céu, as árvores, os pássaros, a perfeição da natureza? Há quanto tempo não presta atenção na fala de um filho, não visita os pais ou não telefona a um amigo? Acorde. A vida é agora. Não existe vida no passado ou no futuro. Um dia vamos perceber que a vida é o caminho. Tomara que não seja tarde. Como dizia o poeta: tudo fica e tudo passa, mas nosso destino é passar. Caminhante, o caminho são tuas pegadas e nada mais. Não existe caminho, se faz caminho ao andar.

A forma como caminhamos, como lidamos com o presente, é que define o nosso destino. Se no nosso presente houver dedicação, alegria, entusiasmo e otimismo, fatalmente resultará num futuro melhor.

Hoje é quinta-feira. Levante a cabeça, amigo, e não perca a esperança. Ela é uma ótima companheira de viagem e o que diferencia os vivos dos que, mesmo estando entre nós, já morreram.

Preste atenção!

As palavras são embalagens do pensamento. Mas muita gente as usa para humilhar ou ofender, seja no trabalho, no trânsito ou mesmo no lar.

O poder das palavras já fez nascer impérios, sucumbir nações, exércitos se levantarem, milhões de pessoas se ajoelharem, mas ainda não aprendemos o seu impacto.

Sim e não são palavras muito curtas e fáceis de serem ditas, mas aquelas que trazem as mais pesadas consequências.

Por isso, me lembro sempre que uma fala que não é mais bonita do que o silêncio, não merece ser proferida. E de uma definição de diplomata: diplomata é a pessoa que pensa duas vezes antes de não dizer nada.

Ser comedido nas palavras não é defeito, mas virtude. Uma característica das grandes mentes. E o exercício do silêncio é uma arte. São necessários só dois anos para o ser humano aprender a falar e toda uma vida para aprender a ficar em silêncio.

Por vezes, o silêncio é confundido com fraqueza, apatia ou indiferença.

Mas não. Na natureza, tudo acontece com silêncio e poder. O sol, as estrelas e mesmo o oxigênio, vital para a vida, agem em profunda quietude, que muitas vezes sequer lhes prestamos atenção.

Por isso, aprenda com o silêncio a respeitar a vida, valorizar seu dia, observar suas qualidades e equilibrar seus defeitos. Que gritar não traz respeito, que ouvir é melhor que muito falar e que o verdadeiro poder chega sem ruído, sem alarde e sem violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário