segunda-feira, 12 de novembro de 2012

JUVENTUDE TEM JORNADA MUNDIAL

No dia 31 de outubro foram acolhidos, aqui no Rio Grande do Sul, dois símbolos de fé que caracterizam a Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Esses símbolos percorrerão todo o Estado durante o mês de novembro. Em cada diocese estará acontecendo programação específica marcada por momentos de formação, celebração e oração, além de experiências de solidariedade.
Trata-se de uma oportunidade impar para cultivo da dimensão místico-religiosa – dimensão esta constitutiva do ser humano. Mas não só! A Cruz é expressão de tantas cruzes que caracterizam nossa juventude: a cruz da drogadição, do extermínio de jovens, da carência de postos de trabalho; a falta, muitas vezes, de referências e referenciais seguros, além das dificuldades de acesso à educação e formação intelectual com qualidade.
Por isso, esse tempo nos está sendo oferecido para, em torno da Cruz e do Ícone, criarmos condições para que nossa juventude se sinta sempre mais motivada a assumir o protagonismo que lhe compete na construção de uma sociedade mais humana e cristã. É um tempo especial, privilegiado.
Os jovens representam o potencial de uma sociedade, tanto no presente quanto para o futuro. A partir da experiência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo, a Igreja crê estar cooperando para a construção de caminhos sólidos e indicando horizontes, nos quais os jovens de hoje possam ser os homens e as mulheres do amanhã, autenticamente engajados na construção de uma sociedade orientada e sustentada por valores éticos, cristãos, universais.
Oxalá todas as forças da sociedade - igrejas, governos, escolas, formadores de opinião, entidades diversas – se disponham a investir na juventude. Por isso, a Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no Rio de Janeiro em julho de 2013 e que estamos já vivendo no Rio Grande do Sul, se une em coro com os jovens de todo o Brasil, formando como que uma grande sinfonia, cujo tema é a proclamação do valor da vida, e a necessidade de promovê-la em todas as suas dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário