segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CLIMA ESPALHA DESTRUIÇÃO.


Das peripécias climáticas ninguém escapa, nem o poderoso Estados Unidos, atingido pela supertempestade Sandy na terça 30 de outubro - e nem municípios gaúchos (leia abaixo)..
Nada, na atualidade, se compara à devastação causada pela supertempestade Sandy, que matou 112 pessoas em 15 Estados norte-americanos, uma no Canadá e 67 no Caribe, até segunda 5. Inicialmente denominada furacão de média intensidade, passou a ser considerada pior, no volume de danos, que o furacão Katrina, que dizimou a costa sudeste americana em 2005 e fez cerca de mil mortos.
A fúria da tempestade ganhou fama por deixar suas marcas na Costa Leste, em especial Nova York. Em sua passagem, espalhou sujeira, amontoou lixo, deixou sem eletricidade milhões de pessoas em toda a região, além de seis milhões de casas e empresas; provocou incêndios e fez com que a água do mar invadisse a cidade americana mais populosa, Nova York, com mais de 8 milhões de habitantes. Até estações de metrô ficaram submersas, cena absolutamente incomum para aquela metrópole.
Como se não bastasse, em meio à escassez e à falta de energia, o frio chegou. O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse que, com as temperaturas geladas, dezenas de milhares de pessoas afetadas pela Sandy podem precisar de moradia em breve.
Os prejuízos para os norte- americanos superam os US$ 50 bilhões, o que levou o presidente Barak Obama a afirmar: que “A tempestade ainda não acabou.” Há registros de danos ainda nas refinarias de petróleo, oleodutos, terminais e portos. Tudo isso na véspera das eleições presidenciais, realizadas nesta terça 6. A supertempestade, como era de se esperar, ganhou ares políticos.


Previsão para o Sul
A previsão climática de consenso para o trimestre novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013 indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal (40%), devido à previsão de persistência do aquecimento das águas superficiais adjacentes à costa das regiões Sul e Sudeste brasileiras. As temperaturas previstas situam-se dentro da normalidade. Nas demais áreas, entre nomal e acima do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário