segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"EM TEMPOS DE CRISE: VIVER JUNTOS, PARA VIVER MELHOR"

Cada vez mais italianos adultos estão vivendo com os pais. E não se trata de uma questão exclusiva de comodismo. Segundo especialistas, o fenômeno cresce principalmente devido à crise econômica na Europa - o desemprego médio no país gira em torno de 10%, índice que pula para 30% entre os jovens de 20 aos 30 anos.
Chamados de “bamboccioni” (crianças grandes), cerca de 30% dos italianos moram hoje com os pais. Dado foi apurado por pesquisa da Coldiretti, associação nacional de produtores agrícolas, e da Censis, empresa de pesquisa de mercado. Se for tomada apenas a faixa etária entre 18 e 29 anos, o percentual salta para 61%.
Essa situação não é nova. A Itália sempre valorizou muito a união familiar, a mãe conserva um papel destacado na sociedade e os italianos, independente de classe social e idade, têm apego muito forte com a região de origem – exagerado, em muitos casos. Prova desse apego é que os jovens italianos viajam muito menos do que seus contemporâneos na Grã- Bretanha, Alemanha, ou Austrália. Mas a tendência cultural foi se acentuando em razão da crise - o número de jovens italianos que moram com os pais cresceu muito em comparação aos 48% de 1990.
Os italianos precisam permanecer juntos mais do que nunca por causa do aumento cada vez maior dos combustíveis e dos alimentos, das demissões e do rigoroso pacote de austeridade montado pelo governo de Mario Monti, o primeiro-ministro tecnocrata que substituiu o desacreditado Silvio Berlusconi.
É simplista demais, e até injusto, afirmar que os italianos que moram com os pais são preguiçosos. Mas há uma geração que luta apenas para se alimentar e se vestir. São os chamados Neet – nada de emprego, educação e nem treinamento -, sem possibilidades de morar por conta própria. Nessa condição, vale o título do relatório da Coldiretti e da Censis: “A crise econômica - viver melhor, vivendo juntos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário