quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ETA BRASIL RICO

É um país emergente. Os brasileiros estão deixando bilhões de reais lá fora. Estamos ricos como Israel, o reino do norte no tempo de Amós e Oseias. Aqueles profetas chatos faziam perguntas que ninguém queria ouvir. Se tinham dinheiro e poder, por que teriam que ouvir uns sujeitos que nada entendiam de economia?

As perguntas que eles fizeram, alguns brasileiros incômodos estão fazendo hoje. Somos a sexta economia do planeta, perto de ser o quinto país em produção de riquezas. O Brasil que está ficando rico vai saber repartir sua riqueza?
Temos recursos para isso - materiais, territoriais, humanos; água, petróleo, florestas, clima, agricultura forte, criatividade, talento e habilidade. Mas temos também talento para a maldade e para a corrupção. Poucos países desviam tanto dinheiro como o nosso. E quem o desvia é gente que lida com as riquezas do país. Dão sempre um jeito de puxar um pouco para sua família e seu partido. Os juízes e promotores sérios não vencem, porque cada vez que prendem um aparecem dez outros. A corrupção virou epidemia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário