sábado, 3 de dezembro de 2011

CUIDADO: BRASIL TERÁ 520 MIL CASOS

O Brasil deverá ter cerca de 520 mil novos casos de câncer no próximo ano, uma média de 59 notificações por hora. Entre os tipos mais incidentes na população estarão, em primeiro lugar, o câncer de pele não melanoma, seguido dos tumores de próstata e mama. A doença deve atingir, na mesma proporção, homens e mulheres. O tumor que acomete a pele é o mais comum em ambos os sexos. Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos no país. As estimativas foram divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e valem para 2012 e 2013.

Considerando-se apenas os homens, o câncer de próstata é o mais comum, seguido pelos de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, laringe e bexiga. As mulheres são vítimas, em primeiro lugar, do tumor de mama, seguido dos de colo de útero, cólon e reto e o da glândula tireoide, que pela primeira vez aparece entre os cinco tipos de câncer mais comuns entre o sexo feminino. Outros tipos que mais atingirão as mulheres serão os de pulmão, estômago e ovário.
Segundo Cláudio Noronha, coordenador de ações estratégicas do Inca, de 85% a 90% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, o que significa que mudanças de hábitos pessoais podem reduzir bastante as chances de desenvolver a doença. “O principal fator de risco ambiental é o tabagismo, que, por si só, é responsável por quase um terço dos casos de câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago e bexiga”, afirmou.
Conforme Noronha, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, além da não ingestão de bebidas alcoólicas, podem reduzir o risco de câncer. Uma vez desenvolvida a doença, diagnósticos precoces são importantes para reduzir a letalidade do câncer.
O câncer já ocupa a segunda causa de morte entre os brasileiros, atrás das doenças cardíacas. Conforme os especialistas, além dos hábitos nocivos à saúde, outro fator soma-se a este para justificar a elevada incidência da doença: o envelhecimento da população. Sabe-se que o aumento da expectativa de vida influencia no aumento de casos de câncer, já que o organismo envelhecido fica mais vulnerável às mutações celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário