quarta-feira, 8 de junho de 2016

NÃO GUARDE NADA PARA UM DIA ESPECIAL

Esta história foi-me enviada por um amigo. Não sei onde aconteceu, nem os nomes dos personagens. O certo é que tenho recordado este fato uma dezena de vezes nas últimas semanas. Algumas vezes com remorso, outras vezes como desafio.

A história é esta: Meu cunhado abriu a gaveta da cômoda de minha irmã e tirou um pacote e disse: esta é uma blusa de seda, feita à mão e com fino acabamento de renda. A etiqueta, com um preço muito alto, ainda estava pendurada. E explicou: Luiza comprou isso numa viagem há oito anos. Nunca a usou. Estava guardando para uma ocasião especial. Colocou-a em cima da cama, com as outras roupas que íamos levar para a casa mortuária. Segurou a macia roupa por uns momentos, fechou a gaveta e disse: nunca guarde nada para uma ocasião especial.

O que é mesmo uma ocasião especial? E vamos jogando as ocasiões especiais para o futuro. E assim a vida passa. É uma roupa que não foi usada, uma viagem que não foi feita, um livro que não foi lido, um abraço que não foi dado, um elogio que nunca foi externado, até mesmo um fino licor que não foi bebido. Tudo à espera de uma ocasião especial.

Por vezes nos questionamos sobre isso e decidimos que “num dia desses” colocaremos em prática nossos projetos. E o tempo continua passando. Alguém dia ou num dia desses são coisas demais abstratas.

Independente do dia da semana ou do mês, hoje é uma ocasião especial. Todo o dia é uma ocasião especial desde que você decida. Use aquela camisa bonita para ir ao supermercado, coloque umas gotas do perfume preferido para ir trabalhar, planeje o que fazer com sua poupança, convide amigos para jantar. Hoje é uma ocasião especial.

As coisas guardadas não são suas, as roupas saem da moda. Poucas coisas duram para sempre e o ser humano é uma delas.

E por isso, hoje assumo o compromisso de nada adiar ou nada guardar o que pode dar alegria aos demais. E todas as manhãs, quando acordar, direi a mim mesmo: hoje é uma ocasião especial. Cada dia é único. E por isso preciso viver com intensidade.

Se você acha que uma coisa vale a pena, faça-a agora. Cada dia é um presente de Deus e não posso guardá-lo para amanhã, mesmo porque não há estoques de dias e minutos poupados. Eles se perdem para sempre.

Hoje é uma ocasião especial. Não deixe nada para amanhã. Ame, vibre, cante, festeje, faça felizes os demais. Libere a sua ternura, estenda a mão, sorria, abrace. A vida é curta demais para não ser vivida com intensidade. Hoje é uma ocasião especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário