sábado, 4 de junho de 2016

FALANDO EM CULTURA...

A vida humana se constitui de cultura. Só se compreende as pessoas dentro de uma cultura. A própria sociedade se define pela sua cultura. O mundo está caracterizado por sua diversidade cultural. Todos estão relacionados à cultura. Em cada comunidade existe um centro cultural orientador. A cultura é a roupagem do ser humano. Por conseguinte, o crescimento humano está ligado às possibilidades de adaptar-se e recriar a cultura. Em contexto globalizado e banalizado pelas redes virtuais, promover a cultura representa uma tarefa que exige esforço.

O termo cultura, no sentido latino, significa agricultura. Na Idade Média sempre se acrescentava ao termo um genitivo específico quando não se fazia referência específica à agricultura. Dessa forma acrescentava-se ao termo cultura animi ou cultura do espírito, a cultura christianae religionis ou a cultura da religião cristã. Na acepção moderna o primeiro a usar o termo cultura foi Samuel Pufendorf (1632-1694). Fez isto ao comparar o status naturae, estado de natureza, e o status culturae, o estado de cultura do ser humano. Neste sentido, a palavra cultura vem sempre com a Paideia, ou educação da humanidade. Então, a cultura é a expressão do que o ser humano faz com a natureza que o cerca e o processo dos efeitos ativos dessas moldagens. A palavra moldagem pode ser insuficiente para compreender a cultura como esforço humano. Na antropologia moderna a cultura cumpre e confirma o homo creator, ou seja, o ser humano criador. Em outras palavras, a cultura é campo do desenvolvimento humano.

O ser humano é um ente cultural que projeta atitudes positivas e negativas nas moldagens das relações entre indivíduos e sociedade. Por estar a pessoa repleta de dinâmicas históricas entre irrupção e desaparecimento de orientações culturais, tudo que pensa e faz está relacionado à cultura. Pois a cultura é configuração integral na medida de coesão e de elementos diversos de noções e valores centrais. Então, a cultura significa uma ação de se orientar por noções e valores que operam dentro de um padrão sócio cultural.

A civilização é um processo que se evidencia no fato dos indivíduos e a coletividade serem determinados culturalmente pelo bem-estar do conjunto. A configuração da cultura é sempre decisiva para o desenvolvimento do ser humano. Neste sentido a cultura constitui-se um ideal de compreensão ética e de um pensamento formulado numa civilização que reivindica uma justa relação com o restante do mundo. Dessa forma, a cultura não está limitada a um departamento, mas faz parte da totalidade dos sistemas sociais e é uma identidade do ser humano.

Com tantas crenças, ideologias e comportamentos disseminados por redes virtuais, e a possibilidade de livre-arbítrio, na globalização existe o risco de esvaziamento das culturas, fato que não deve ser ignorado. Algo que até pouco tempo era natural na transmissão cultural regional, por exemplo, hoje é tarefa que requer algum esforço. A possibilidade de um futuro humano de paz e de respeito se descreve pela grandeza cultural dos indivíduos e das sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário