quinta-feira, 9 de junho de 2016

DEUS EXISTE

É comum boa parte da humanidade referir-se a Deus em suas conversas, debates e reflexões. Nisto há uma relação estreita entre os homens e Deus, que mostra como Deus está presente na história das pessoas. Logo, na verdade, Deus não está incógnito. Chegar ao verdadeiro conceito de Deus é tarefa da vida e da teologia . Portanto, quem é ele?

Por quase todas as religiões e pessoas, Deus é designado como todo-poderoso, misterioso, sagrado, do qual o ser humano depende. Neste conceito Deus se distingue do ser humano por não estar sujeito à mortalidade ou às limitações de espaço e de tempo. Deus é imortal. Nenhuma pessoa tem qualidades sobrenaturais para tal. Nesta condição de dependência do ser humano, o fundamental é estar em paz com Deus. Justamente em razão de sua benevolência ou por estar sob o comando divino. Boa parte do esforço religioso é para estar em paz com a divindade a fim de obter o favor de Deus. Em outras palavras, a missão religiosa é para obter a bênção. Nesta relação de dependência se espera felicidade, bem-estar e salvação vinda da parte de Deus. Em suma, esta relação exige do homem respeito, vontade de cumprir suas leis e obediência aos mandamentos. Exige ter uma relação e um comportamento que fuja das maldições de Deus.

Contudo, este conceito de Deus é ambíguo, pois são inúmeras as imagens que se faz de Deus. Também são inúmeras as experiências da divindade. Algo não corresponde ao verdadeiro conceito e mostra fragilidade da ideia e da experiência de Deus. As imagens que se faz de Deus estão cheias de expectativas, anseios, interesses do ser humano. Isto é tão real que entre as teologias e as religiões não há unanimidade na conceituação de Deus.

Veja-se que em matéria de divindade é possível apontar muitos termos. Como o teísmo, doutrina que afirma a existência de uma só divindade de caráter pessoal e transcendente que mantém relação soberana com o universo e com a criatura humana. Há a experiência do politeísmo, crença que admite mais do que um deus. O chamado panteísmo entende haver uma plena identificação entre Deus e o universo, sendo uma única realidade interligada. O conceito de monoteísmo crê na existência de uma única divindade. Existem outros termos de conceituação, como, por exemplo, ateísmo (não crer em Deus) e henoteísmo (culto a um só Deus, mas que admite a existência de deuses inferiores). E ainda se fala de “energia positiva”, de “orixá” ou “gaia”. A sociedade multicultural do terceiro milênio ou do século XXI faz renascer o termo politeísmo. É incontroverso que dessa cultura resulta uma imagem mutilada e deformada de Deus, pois por esse caminho o ser humano cria Deus conforme sua razão e crença. De tudo isto, algo é certo: Deus existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário